Conesul recebe Projeto Qualifica Cidadão

Uma equipe do Plano FutuRO, da Secretaria de Assistência Social (SEAS), do governo do Estado, esteve em Vilhena na semana passada, para realizar um mapeamento de oportunidades, etapa preparatória para a implementação do Projeto Qualifica Cidadão. Essa é mais uma das ações do Plano FutuRO e está voltado ao desenvolvimento de mão de obra qualificada para incrementar a área de emprego e renda no Estado de Rondônia.

A equipe reuniu servidores das prefeituras dos sete municípios do Conesul e representantes de entidades representativas, no anfiteatro do Campus da Unir de Vilhena. A reunião teve início com a explanação sobre o Plano FutuRO e o “ Qualifica Cidadão”, pela coordenadora do projeto, Cláudia Camata. Logo após, os participantes se dividiram em grupos, com os representantes de cada cidade em salas separadas.

As 10h30 foram iniciados os debates, sendo que para cada grupo de pessoas havia um orientador já preparado para conduzir as discussões. Segundo Claudia Camata, foram avaliadas e mapeadas as situações de cada cidade do Conesul, nos requisitos potencialidades e tendências de mercado. O resultado desse trabalho será divulgado após ser analisado pelos técnicos do Plano FutuRO.

Depois dessa primeira etapa, que consiste no mapeamento, será possível avaliar a demanda e os tipos de cursos a serem oferecidos. Cada município deverá ser atendido de forma objetiva, de acordo com sua aptidão e necessidade. Solange Bernado, gerente regional social da Seas em Vilhena, disse que esse projeto vem ao encontro da necessidade da população do Conesul em termos de preparação para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

Vale do Guaporé

A equipe do FutuRO esteve ainda no município de São Francisco do Guaporé, para realizar a oficina de mapeamento para o Qualifica Cidadão. São Francisco está no quarto lugar no ranking dos municípios mais pobres da região do Vale do Guaporé e ocupa o 17º lugar no quadro dos municípios mais pobres do estado. O Qualifica Cidadão faz parte do terceiro eixo do Plano FutuRO que visa a inclusão produtiva e tecnológica para a população de baixa renda, com o objetivo de reduzir os índices de pobreza em Rondônia .

Para a secretária municipal de Agricultura de São Francisco do Guaporé, Elineuza Splicigo, a realização dos cursos de qualificação oferecidos pelo Estado irá ajudar o pequeno produtor a melhorar a renda e estruturar a agricultura familiar, que representa 70% da atividade econômica no município. A secretária diz ainda que os cursos que o município mais precisa para a zona rural são os de comercialização dos produtos agrícolas, conservação do solo e mecanização agrícola.

Segundo o prefeito de São Francisco do Guaporé, a oficina de mapeamento é fundamental porque identifica as maiores necessidades da população na área de qualificação profissional para inserir a parcela pobre da região no mercado de trabalho reduzindo os índices de pobreza.

FONTE/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?