Nesta quinta-feira, 25, durante todo o dia ocorrerá o encontro preparatório região Cone Sul para Conferência Estadual de Cultura: Implantação do Sistema Estadual de Cultura, na Biblioteca Pública Monteiro Lobato.
A realização faz parte da parceria entre Governo do Estado através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel e Prefeitura de Vilhena através da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec).
Estive presente o secretário estadual de esportes, da cultura e do lazer Emanoel Nere, secretário de esportes e cultura Welliton Ferrreira, consultora do plano estadual de cultura Carlene Regis, coordenador do sistema estadual de cultura Chicão Santos, entre outros agentes de cultura.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) visa formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, promovendo o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais.
O objetivo deste encontro é a implantação do Sistema Estadual de Cultura que é instituído por um conjunto de marcos regulatório, que regulamenta a área da cultura no âmbito do Governo de Rondônia. Segundo o secretário da Secel, Emanoel Nere, o encontro tratará sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura. A implantação se dá por meio do plano criado pelo município, plano esse que seguirá por dez anos. “Nossa responsabilidade enquanto estado é apoiar os municípios na criação deste plano, queremos democratizar, participar e construir um plano que valorize a cultura nos nossos municípios”, destacou.
Os Planos de Cultura devem ser construídos com base nas diretrizes deliberadas pelas Conferências de Cultura e nas estratégias formuladas pelos Conselhos de Política Cultural. A elaboração dos Planos de Cultura é de responsabilidade do órgão gestor da política cultural, que o submete à aprovação do Conselho de Política Cultural, reafirmando o princípio democrático e participativo.
No estado 17 municípios aderiram ao sistema, porém somente dois deles implantaram, sendo Cacoal e Porto Velho. O coordenador Chicão Santos espera que mais municípios realmente busquem a implantação do sistema e a criação do plano. Pois, beneficiará os próprios municípios.
A etapa regional ocorrerá amanhã, 26, no auditório da Semed. A meta é receber pessoas de todo o Cone Sul, que abrange 10 municípios: Cabixi, Parecis, Corumbiara, Cerejeiras, Colorado d’Oeste, Pimenteiras do Oeste, Chupinguaia, Espigão, Pimenta Bueno e Vilhena. Na ocasião serão indicados representantes setoriais por seguimento e assim escolhendo o colegiado (representante) que passará a representar a região Cone Sul em nível de estado.
Os seguimentos alcançados pelo sistema cultural são: Teatro; Dança; Circo; Artes Visuais Música; Redes Sócios Culturais Arquitetura e Urbanismo, Audiovisual; Artesanato; Culturas Populares; Culturas Indígenas; Patrimônio; Cultura Digital; Moda; Culturas Afro-Brasileiras.
Semcom.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM