A recuperação de áreas degradadas em pastagens no Estado, a produção de calcário em alta escala, o crédito aberto para o financiamento do pequeno, médio e grande produtor rural, além da análise de solo e monitoramento do processo pela Embrapa em Rondônia foram os assuntos tratados nesta terça-feira (28), entre o governador Confúcio Moura e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro.
Confúcio Moura enfatizou também que necessita, por parte do Ministério da Agricultura, de um incentivo financeiro à Embraga para que o órgão possa organizar e estruturar um laboratório com o custeio e todo o acompanhamento estatístico da evolução doprocesso de pesquisa no Estado de Rondônia.
Mendes Ribeiro ouviu todas as reivindicações e ressaltou que a presidente Dilma Rousseff já sinalizou que quer caminhar junto com Rondônia nas ações de desenvolvimento. O ministro ouviu de Confúcio que o trabalho realizado pelo governo estadual tem desenvolvido com relação à saúde animal, em defesa do território brasileiro contra a Febre Aftosa.
Confúcio explicou que Rondônia tem desenvolvido um programa numa área tampão que corresponde a faixa de fronteira contra a febre aftosa da qual a Bolívia não possui nenhum programa de controle da doença. “Nós temos um zelo e uma proteção grande do rebanho bovino rondoniense, que hoje está livre de aftosa” disse.
Confúcio Moura enfatizou que o governo sem nenhuma parceria já avançou 100 km para dentro do território boliviano, inclusive contratando e pagando médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos e peões bolivianos para fazer currais e vacinar o gado no intuito de fazer uma área de amortização contra a possível entrada do vírus no território Brasileiro.
O governador lembrou ao ministro de um surto epidêmico de Aftosa que aconteceu recentemente no Paraguai, ameaçando o Estado do Mato Grosso do Sul. “Nós estamos nessa luta por conta e risco, entrando nós mesmos com nossos parcos recursos a amparar e contribuir com a saúde animal brasileira” disse.
Mendes Ribeiro disse que ficou extremamente impressionado com o esforço do governo de Rondônia no sentido de fortalecer a defesa do estado e da produção, além de sua capacidade para investimentos na questão da terra. “Eu não tenho dúvida que avanços nós iremos buscar para fortalecer ainda mais este Estado tão promissor”.
Participaram da audiência, a deputada federal, Marinha Raupp, o secretário de Agricultura do Estado, Anselmo de Jesus, a superintendente da Sibra, Elizete Lionel, e o Dr. Alberto Lourenço, assessor especial do governo de Rondônia.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/hojerondonia.com.