Confúcio busca apoio no Ministério da Agricultura para atender demandas no estado

A recuperação de áreas degradadas em pastagens no Estado, a produção de calcário em alta escala, o crédito aberto para o financiamento do pequeno, médio e grande produtor rural, além da análise de solo e monitoramento do processo pela Embrapa em Rondônia foram os assuntos tratados nesta terça-feira (28), entre o governador Confúcio Moura e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro.

O governador lembrou ao ministro de um surto epidêmico de Aftosa que aconteceu recentemente no Paraguai

 

Confúcio Moura enfatizou também que necessita, por parte do Ministério da Agricultura, de um incentivo financeiro à Embraga para que o órgão possa organizar e estruturar um laboratório com o custeio e todo o acompanhamento estatístico da evolução doprocesso de pesquisa no Estado de Rondônia.

Mendes Ribeiro ouviu todas as reivindicações e ressaltou que a presidente Dilma Rousseff já sinalizou que quer caminhar junto com Rondônia nas ações de desenvolvimento. O ministro ouviu de Confúcio que o trabalho realizado pelo governo estadual tem desenvolvido com relação à saúde animal, em defesa do território brasileiro contra a Febre Aftosa.

Confúcio explicou que Rondônia tem desenvolvido um programa numa área tampão que corresponde a faixa de fronteira contra a febre aftosa da qual a Bolívia não possui nenhum programa de controle da doença. “Nós temos um zelo e uma proteção grande do rebanho bovino rondoniense, que hoje está livre de aftosa” disse.

Confúcio Moura enfatizou que o governo sem nenhuma parceria já avançou 100 km para dentro do território boliviano, inclusive contratando e pagando médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos e peões bolivianos para fazer currais e vacinar o gado no intuito de fazer uma área de amortização contra a possível entrada do vírus no território Brasileiro.

O governador lembrou ao ministro de um surto epidêmico de Aftosa que aconteceu recentemente no Paraguai, ameaçando o Estado do Mato Grosso do Sul. “Nós estamos nessa luta por conta e risco, entrando nós mesmos com nossos parcos recursos a amparar e contribuir com a saúde animal brasileira” disse.

Mendes Ribeiro disse que ficou extremamente impressionado com o esforço do governo de Rondônia no sentido de fortalecer a defesa do estado e da produção, além de sua capacidade para investimentos na questão da terra. “Eu não tenho dúvida que avanços nós iremos buscar para fortalecer ainda mais este Estado tão promissor”.

Participaram da audiência, a deputada federal, Marinha Raupp, o secretário de Agricultura do Estado, Anselmo de Jesus, a superintendente da Sibra, Elizete Lionel, e o Dr. Alberto Lourenço, assessor especial do governo de Rondônia.

DECOM/GOVERNO/RO.

Fonte/hojerondonia.com.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?