CONFÚCIO DETERMINA REINÍCIO IMEDIATO DE OBRA

Logo após a decisão do Tribunal Regional Federal, em Brasília, favorável à abertura da estrada dentro do Parque Estadual de Guajará-Mirim, o governador Confúcio Moura determinou, ainda na segunda-feira, que fossem mobilizadas, de imediato, as máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para retomar o serviço que havia sido paralisado em atendimento à Medida Cautelar proposta pelo Ministério Público Federal (MPF-RO). Conforme o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini, serão abertos 12 quilômetros interligando os distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão, no município de Nova Mamoré, viabilizando o acesso a Guajará-Mirim.

O diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, destacou que são duas frentes de serviço, uma no trecho Jacinópolis (já em serviço) e outra por Nova Dimensão (mobilizando equipamentos). No total, o DER vai trabalhar com 20 máquinas e equipamentos e cerca de 40 servidores. A estimativa é que em 10 dias o trânsito seja liberado na Estrada Parque, facilitando o transporte de alimentos, combustível e gás de cozinha, além de tirar do isolamento centenas de famílias.

O governo estadual conseguiu na Justiça autorização para a abertura da Estrada Parque, após a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado, no último sábado, que reconheceu ser fundamental para tirar Guajará-Mirim e Nova Mamoré do isolamento.

Com a cheia do rio Madeira, os rios da região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim também tiveram seus níveis elevados, transbordando e provocando alagação de boa parte da BR-425, deixando isolados os municípios de Guajará e Mamoré. A Estrada Parque vai ligar o distrito de Nova Dimensão (a 90 quilômetros de Nova Mamoré) ao distrito de Jacinópolis, na região de Buritis, garantindo acesso até a BR-364, em Ariquemes.Apesar de Jacinópolis pertencer a Nova Mamoré, o distritro está separado do município sede por aproximadamente 700 quilômetros. (AI)

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?