DECOM/GOVERNO/RO:
As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), em 2011, foram apresentadas pelo secretário, George Braga, e o adjunto, Avenilson Trindade, ao governador Confúcio Moura, na manhã de hoje (24). Acompanhado do chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, Confúcio teve a oportunidade de discutir minuciosamente os projetos desenvolvidos e planejados no âmbito da secretaria, além de tomar conhecimento das necessidades da pasta.
Um dos pontos apresentados ao governador foi a aprovação, pela Caixa Econômica Federal, do Programa de Desenvolvimento Institucional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de, aproximadamente R$ 11 milhões. As obras contempladas com recursos do PAC 2 também fizeram parte das discussões. George explicou que, aproximadamente R$ 115 milhões estão garantidos para a ampliação e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de Porto Velho e Jaru, além da implantação dos Sistemas de Esgotamento Sanitários em Jaru e Rolim de Moura.
O secretário citou ainda os resultados alcançados pela Seplan, na retomada do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL), que articulou a criação de três grupos do interior do Estado para analisar e promover interações institucionais visando o desenvolvimento dos empreendimentos de mesmas atividades produtivas no Estado. O Grupo de Rolim de Moura emplacou projeto para oito mini agroindústrias inclusive a de tomate em Alto Alegre dos Parecis.
Na oportunidade, Avenilson Trindade apresentou os indicadores do Estado ao governador, e a proposta de Elaboração da publicação “Rondônia em Números”, que apresenta informações básicas para o estudo e conhecimento da realidade sócio-econômica do Estado de Rondônia e será impresso no “formato de bolso” para distribuição, principalmente entre empresários visitantes do Estado ou representantes do governo em missões fora de Rondônia.
Outras ações como a participação direta da população nas decisões orçamentárias; retomada de projetos voltados à modernização dos serviços prestados aos cidadãos; realização de dez audiências de consultas públicas, nas cidades pólos regionais envolvendo os 52 municípios do Estado, para a elaboração do plano de governo dos próximos quatro anos; capacitação dos servidores estaduais no manuseio do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv); e o investimento de mais de três milhões em projetos científicos, também foram apresentadas ao governador.
Fonte/hojerondonia.