DECOM/GOVERNO/RO:
Com o objetivo de verificar o funcionamento da Associação Casa Família Rosetta, no bairro Areal, em Porto Velho, e com isso buscar subsídios que colaborem para a elaboração do projeto de criação da Secretaria da Paz, o governador Confúcio Moura e a vereadora de Cacoal, Penha Simão, futura titular da pasta, visitaram a instituição na tarde de terça-feira (03).
A visita iniciou pelo setor de jovens e crianças com problemas de coordenação motora e passou pelo centro de recuperação para dependentes químicos, principal objeto da visita. “No primeiro estágio do tratamento eles chegam a ficar até cinco meses internados. Após este período, começa outra fase do tratamento”, explicou a responsável pela reinserção social, Gigliane Alencar.
Funcionando há mais de 20 anos em Porto Velho na condição de Organização Não-Governamental (ONG), a Casa Família Rosetta tem como missão oferecer qualidade de vida digna às pessoas portadoras de necessidades especiais e jovens dependentes de substâncias químicas, dando suporte e incentivo na integração social.
Como toda associação, sobrevive de doações e parcerias. Uma delas é com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o município de Porto Velho. Mas, segundo a diretora-geral, é pouco para uma instituição responsável por quase todos os atendimentos voltados à recuperação de pessoas viciadas. “Neste momento precisamos muito de ajuda, em todos os sentidos, somos uma casa que carece dia após dia de doações. Cuidamos daquelas que são excluídos da sociedade”, enfatiza a diretora Giuseppina Fulco.
Já o governador Confúcio Moura disse que vai apoiar mais a instituição. “Com a criação da Secretaria da Paz, o peso que recai atualmente sobre os ombros da Casa Família Roseta será de responsabilidade também nossa, porque o Estado tem sua parcela e dever de cuidar dessas pessoas”.
A ida do governador à Casa Família Roseta também foi um marco para a ONG. “Nestes 20 anos, muitos fizeram política a nossas custas, mas doar o que precisamos poucos fizeram. A vinda de Confúcio Moura logo no início do ano é uma felicidade pra nós todos, que lutamos para a existência de tudo isso aqui”, comentou a diretora emocionada.
Para a vereadora Penha Simão que elabora o projeto para a criação da Secretaria da Paz e inclusive já visitou o funcionamento de instituição semelhante existente em Alagoas, comenta que alguns ajustes estão sendo feitos como forma de adequar as necessidades do Estado. “Existem situações e atendimentos prestados pela secretaria em Alagoas, que aqui não vimos necessidade. Já em outros casos, sim. É isso que buscamos acompanhar com esse estudo de planejamento”, informou Penha Simão.
Mais
A Casa Família Rosetta desenvolve seu trabalho por meio de programas baseados no respeito, solidariedade, valor do ser humano e formação cristã. A Associação foi fundada na Sicília, Itália, no inicio dos anos 80 pelo padre Vincenzo Sorce e um grupo de colaboradores voluntários. É uma entidade reconhecida de utilidade pública e registrada nos principais órgãos e conselhos. Em Rondônia atua desde 1992.
Fonte/hojerondonia.com.