Contratação de profissionais da área educacional passa na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura reuniu-se na manhã desta quarta-feira (09) e aprovou projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, que autorizam a contratação de profissionais da área educacional, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público em virtude da implantação do Programa Federal Projovem, bem como a contratação de professores, por tempo determinado, para atender interesse público. As propostas seguem agora deliberação no plenário da Assembleia Legislativa.

A secrertária-adjunta da Seduc, Suely Aragão, acompanhada de técnicos do setor educacional e do sub-secretário da Casa Civil, Edvaldo Soares, a convite da presidente da Comissão de Educação, deputada Epifânia Barbosa (PT), estiveram na reunião e esclareceram o que realmente deseja o Governo do Estado com os projetos. “O Projovem é um programa federal que está sendo adotado pelo Governo de Rondônia e não pode ser mudado. A nossa intenção é colocar o programa nas localidades onde não haja curso profissionalizante”, disse a secretária-adjunta. O deputado Adelino Follador (DEM) elogiou a atitude do Governo e concedeu parecer favorável ao projeto que foi aprovado por unanimidade. Epifânia Barbosa, Ana da 8 e Saulo Moreira também destacaram a proposta governamental.

Sobre a contratação de professores de 40 e 20 horas, Suely Aragão observou que há hoje muitas escolas paradas por conta de falta de professores. Na ocasião, a deputada Ana da 8 questionou sobre o funcionamento da escola de Jacinópolis, já que “cerca de 354 alunos estão esperando para estudar”. A parlamentar também lamentou a tipologia estabelecida pela Seduc e anunciou a apresentação de emenda para se corrigir as distorções.

Os deputados Epifânia Barbosa e Adelino Follador informaram que estavam elaborando emenda para apresentar em plenário. “Vamos fazer isso para não atrasar a tramitação da matéria. Mas temos que fazer os ajustes necessários”, disseram ao tempo que solicitaram a relação das escolas que serão atendidas com a aprovação do projeto. O deputado Saulo Moreira fez questão de esclarecer que “a Assembleia está aprovando todos os projetos que têm chegado aqui com certa celeridade. É bom que se diga isso. Estamos colaborando bastante”. Adelino Follador concedeu parecer favorável e o projeto foi aprovado por unanimidade.

À secretária Suely Aragão, a deputada Ana da 8 perguntou sobre a realização dos jogos escolares. Suely garantiu que o evento será realizado este ano, mas que irá mudar de nome, deixando de ser Joer. O secretário Edvaldo Soares  agradeceu a presteza dos deputados e o deputado Lorival Amorim assegurou que a Assembleia Legislativa está colaborando com o Governo ao aprovar matérias para melhorar a administração estadual.

Autor: Carlos Neves.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?