Com o propósito de intensificar a prevenção, o combate e o tratamento de doenças que acometem homens, sobretudo o câncer de próstata, a Prefeitura de Corumbiara, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã desta quarta-feira (13), a campanha Novembro Azul. A solenidade contou com a presença do prefeito de Deocleciano Ferreira Filho (PTB), secretários municipais, vereadores e outras autoridades.
A exemplo do Outubro Rosa – campanha voltada para a Saúde da Mulher – o movimento Novembro Azul acontece pela primeira vez na cidade de Corumbiara. “Essa é uma campanha de grande importância, porque o homem é muito mais receoso quanto à realização de procedimentos de saúde, e a intenção é justamente mudar o pensamento do público masculino, a fim de diminuir o medo, a vergonha e o preconceito que giram em torno desses procedimentos, em especial o exame de próstata, que pode ajudar a salvar muitas vidas, porque proporciona o tratamento precoce da doença”, comentou o prefeito Deocleciano.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em homens e o sexto tipo mais comum no mundo. Alguns desses tumores podem crescer rapidamente e atingir outros órgãos, podendo levar à morte. Preocupada com o problema, “a Prefeitura de Corumbiara coloca à disposição da cidade, não somente no período da mobilização do Novembro Azul, e sim durante todo o ano, os serviços necessários para o diagnóstico e tratamento, não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças comuns em meio ao público masculino”, afirmou Deocleciano.
De acordo com a vereadora Branca, uma das idealizadoras da campanha, é importante mobilizar a população masculina e levar a uma consciência da importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. “O objetivo maior é acabar com o preconceito que existe em torno do exame de detecção da doença. Anos atrás, o preconceito era voltado para as mulheres que realizavam o exame de prevenção. Hoje, seja em casa, no ambiente de trabalho ou até na feira, toda mulher fala sem medo que faz o exame. E o que nós pretendemos é que o homem também chegue a esse nível de consciência”, comentou a vereadora.
AUTOR E FOTOS: WILMER G. BORGES/ASSESSORIA.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM