CREA-RO RENOVA CONVÊNIO COM EMATER-RO QUE VISA REDUZIR O DÉFICIT HABITACIONAL RURAL

O presidente do Crea-RO, Engº Civil Nélio Alencar, renovou nesta quarta-feira, 02, o convênio com a Associação Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO), sendo representada pelo secretário executivo, Engº Agrônomo Luiz Gomes.

O convênio tem por objeto a cooperação mútua entre as instituições, a fim de otimizar os trâmites burocráticos, promovendo o intercâmbio de informações entre os órgãos  e a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, garantindo a formação e o registro do quadro técnico da EMATER, a anotação das atividades técnicas profissionais, além de priorizar a prestação de serviços e atendimento de qualidade à sociedade em geral.

Outro objetivo deste convênio é reforçar a parceria firmada entre o Conselho, Emater e o Banco do Brasil no âmbito do projeto de Engenharia Pública do Crea Rondônia, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

PNHR

É componente do Programa Minha Casa Minha Vida e objetiva reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de reforma ou da construção de novas moradias. As Unidades Habitacionais deverão atender as condições mínimas estabelecidas pelo Programa, garantindo qualidade, soluções de água, esgoto, iluminação, segurança e habitabilidade.

“O Crea-RO dispõe para este programa três modelos de projetos de moradia popular para as construções de até setenta metros quadrado sem alvenaria ou em madeira, contempladas pela Lei nº 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. O Crea fornece os projetos de moradia popular, sem ônus aos beneficiários”, afirmou o presidente.

 De acordo com a engenheira agrônoma, Monalissa Dias, a Emater-RO coletou 3000 propostas dos agricultores familiares e realizou toda conferência documental para selecionar os que estão enquadrados no programa, e, posteriormente, encaminhou ao Banco do Brasil para análise. “As contratações dos processos ocorrerão após a liberação do banco e o mesmo encontra- se na fase de análise processual”, disse.

Acompanhamento Técnico

A execução será feita por profissional habilitado do quadro de servidores da EMATER-RO, dentro de sua modalidade, com vistas a atender a população de baixa renda, devidamente comprovada de acordo com os critérios adotados pela EMATER-RO

Cursos e Palestras

O convenio renovado prevê ainda a promoção de cursos, através das Entidades de Classe ligadas ao Crea-RO, para atualização dos profissionais ligados ao Sistema, referentes à legislação pertinente à profissão e à utilização dos recursos WEB, disponibilizados pelo Conselho.

A reunião contou também com a participação do Conselheiro Federal, Antônio Moreira, do superintendente administrativo, Ronaldo Guimarães e do gerente institucional do Crea-RO, Odair Teles.

Por Natália Lima

 DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?