DANÇA SÊNIOR É DEMONSTRADA EM PALESTRA SOBRE ALTAS HABILIDADES

Entre os diversos benefícios oferecidos pela Dança Sênior está o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional, desenvolve a liderança.  “Sendo a Dança Sênior uma ferramenta que pode auxiliar  diretamente  ao trabalhado que estamos realizando de potencializar e identificar as Altas Habilidades através de um processo de inclusão e maior entrosamento das relações interpessoais com nossos alunos.” Afirma Lucimar Ribeiro Rodrigues. O município de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Educação, desde o ano de 2012 apoia o trabalho realizado pela Dança Sênior acreditando em seus resultados. “Pode-se observar na foto de uma das danças,  o uso de garrafas recicladas, além das questões ambientais, trabalhamos a criatividade na pintura das mesmas, proporcionando integração e cooperativismo entre os alunos.” Frisa a professora Maria Sueli Martins.

DSCN4891

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevado nível de criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.  A expressão dos sentimentos através da dança e da musica tornam mais visíveis o reconhecimento dessas habilidades. As palestrantes Lucimar R. Rodrigues e Sueli Martins ambas professoras, trouxeram para os colegas uma pequena amostra de atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores em salas de aula.

É importante reforçar que  mesmo com uso de medidas mais precisas somente é possível apontar prognósticos de identificação de Altas Habilidades tendo o ser humano como um ser complexo envolvido de muitas variáveis, entre as quais podemos identificar, que podem influenciar no sucesso ou insucesso. Podemos  trabalhar para que essas habilidades sejam identificadas, aprimoradas levando o aluno a reconhecer e desenvolver seus talentos junto a sociedade.

Rosângela Goebel
Dança Sênior/Rondônia
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM




Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?