DE MAIORIA EVANGÉLICA, RONDÔNIA PODE TER GOVERNADOR PADRE

A DISPUTA ELEITORAL PARA O GOVERNO DE RONDÔNIA, ESSE ANO, PODERÁ TER UMA NOVIDADE INTERESSANTE. A CANDIDATURA DO PADRE TOM (PT) – CUJA SIGLA DO PARTIDO SÃO AS INICIAIS DO SEU NOME – PODE SER A “ZEBRA” ELEITORAL…

Historicamente, os governadores eleitos sempre obtiveram apoio maciço dos evangélicos de inúmeras denominações, principalmente da Assembleia de Deus, denominação que ajudou a eleger políticos como o deputado Ivo Cassol e Valter Araújo.  A busca pelo apoio de pastores e lideres regionais das igrejas, sempre fez parte dos “planos de marketing eleitorais” dos candidatos, pelo número expressivo de eleitores que as igrejas evangélicas representam.

Já o atual governador, Confúcio Moura (PMDB), é mais “eclético”. Sua base religiosa é mantida em certo sigilo, entretanto, Moura demonstra boa entrada principalmente no meio católico, espírita e na maçonaria.

O Padre Tom, cujo nome deixa claro sua condição religiosa, tem no catolicismo seu principal reduto eleitoral. Deve contar com o apoio dos católicos e poderá enfrentar certa resistência de algumas denominações evangélicas, principalmente as mais radicais. Mesmo assim, Padre Tom aparece bem nas pesquisas sérias feitas até o momento.

Segundo pesquisas do IBGE http://www.paraiba.com.br/2012/06/29/66494-piaui-e-o-estado-mais-catolico-rondonia-o-mais-evangelico-diz-ibge  a população rondoniense de mais de 1,7 milhões de pessoas,  é formada, em sua maioria, por evangélicos. São 33% representados em quase 600 mil fiéis no estado brasileiro com maior número de evangélicos por habitantes.

Caso vença a eleição, além de ser o primeiro padre governador da historia de Rondônia, Padre Tom precisará jogo de cintura para administrar o estado, principalmente nos momentos de inauguração de obras. Recentemente, o governador Confúcio Moura foi duramente criticado pelos evangélicos no facebook por ter levado mulheres do Candomblé à inauguração de um posto de saúde.

VILHETAÇO

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?