José Francisco Cândido é o novo defensor Público-Geral do Estado, para o biênio 2011/2013. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (7), cuja circulação ocorreu nesta sexta-feira (08). Na próxima quinta-feira (14), será realizada solenidade comemorativa à posse, às 11 horas, no auditório da Defensoria Pública. Ele substitui o defensor público Carlos Biazi, que ocupou o cargo de Defensor Público – Geral no biênio 2009/2011.
O defensor, que até esta sexta-feira era o coordenador do Núcleo da Defensoria Pública de Vilhena, cidade em que mora desde que chegou a Rondônia, foi o segundo mais votado na eleição interna realizada pela DPE no dia 6 de maio, e integrava a lista tríplice enviada ao governador Confúcio Moura.
No último dia 30, seu nome foi apreciado pela Assembléia Legislativa, sendo aprovado para assumir o cargo. Durante a sabatina feita pelos deputados, o defensor Público-Geral nomeado afirmou que tem como meta levar à assistência jurídica gratuita através da DPE a todos os municípios e distritos. Atualmente, a Defensoria está presente em 24 cidades e conta com 43 defensores públicos em seu quadro, além dos assistentes jurídicos.
Jose Francisco Cândido afirmou ainda durante a sabatina que não admite que o direito dos menos assistidos seja negado. “Vamos trabalhar para defendê-los sempre”, frisou.
Ele é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Exerceu a advocacia entre 1978 e 1983, quando entrou para o quadro de Assessor Jurídico do Governo de Rondônia. Posteriormente, com a criação da Defensoria Pública do Estado, passou a defensor público, sendo obrigado, por lei, a deixar de atuar como advogado.
É conhecido em Vilhena por sua integridade e pelo trabalho social que realiza em prol dos menos favorecidos. Ele já foi membro do Conselho de Ética da OAB/RO, presidente da OAB- subseção de Vilhena e representante da OAB/RO no II Encontro Nacional de Direitos Humanos. Foi também representante do Conselho Nacional da OAB no I Encontro Internacional de Direitos Humanos.
HOJERONDONIA: