DECOM/ALE/RO: Autor: Nilton Salina
Na manhã desta quinta-feira (15), durante a última sessão ordinária deste ano, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), afirmou que pretende valorizar os servidores da Casa. Ele disse esperar ter até o próximo mês de fevereiro o Plano de Cargos e Salários da categoria, que está sendo elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para corrigir distorções imediatamente.
Hermínio lembrou que já estava sendo elaborado um estudo sobre a situação funcional dos servidores, mas ele quer celeridade nesse trabalho. O parlamentar desenvolveu uma ação semelhante quando era presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho resolvendo pendências funcionais do funcionalismo, concedendo aumento de acordo com a realidade do legislativo municipal.
Ele esclareceu que na Assembleia Legislativa o volume de recursos é bem maior do que na Câmara, por isso será possível conceder reajustes maiores. Hermínio Coelho explicou que é preciso valorizar o servidor para garantir o bom funcionamento da Casa e lembrou que o Plano de Cargos e Salários só não será apresentado neste ano porque não há tempo hábil para isso.
Hermínio Coelho lembrou que uma comissão formada há uma semana por procuradores de Casa e representantes dos servidores está estudando o que pode ser feito para melhorar os salários, que estaria com quase 40% de defasagem e resolver pendências funcionais. Assim, os próprios servidores acompanham de perto como esse trabalho é desenvolvido.
Como a sessão da tarde de quarta-feira (14) teve que se estender até a madrugada desta quinta-feira ficaram poucas matérias para serem votadas na quarta pela manhã. Os temas mais importantes, como o Orçamento de 2012 e o projeto que autoriza o Executivo a terceirizar a saúde já haviam sido apreciados pelos deputados.
Fonte/hojerondonia.com