DECOM/ALE/RO: Autor: Nilton Salina
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) recebeu nesta terça-feira (13) em seu gabinete o presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Euler Potyguara Pereira de Melo, o vice-presidente eleito, conselheiro Paulo Curi, e o secretário de Planejamento do órgão, Luiz Guilherme. Eles explicaram ao parlamentar as mudanças que pretendem implementar no funcionamento do TCE.
Euler disse que as regionais do TCE estão sendo implantadas juntamente com uma mudança na estrutura organizacional do órgão. “Vamos apresentar um projeto de lei que altera a estrutura. Nossa intenção é reduzir o prazo do trâmite de processos no tribunal. Também pretendemos elaborar um plano de carreiras e em seguida realizar um concurso público”, destacou.
Hermínio Coelho afirmou que pretende continuar desenvolvendo um trabalho transparente na Assembleia Legislativa, aprovando rapidamente todos os projetos, mas para isso os deputados precisam saber detalhadamente do que realmente se trata. “Não acontecerá mais de um projeto chegar aqui às dez para as três e ser aprovado às três. Vamos aprovar, mas sabendo o que estamos votando”, acrescentou.
O conselheiro Paulo Curi explicou que dentro da nova estrutura do TCE serão criadas diretorias exclusivas para saúde, educação e segurança. “São áreas onde geralmente é preciso haver um controle maior. Isso será contemplado dentro da nova estrutura que estamos planejando”, detalhou.
Posteriormente, Luiz Guilherme se reuniu com os deputados e com técnicos do Executivo para tratar do repasse de R$ 4,7 milhões ao TCE. É a parte que cabe ao tribunal do superávit de R$ 126 milhões na arrecadação. Luiz Guilherme explicou esse valor não será gasto nesse ano, mas haverá uma programação para ser aplicado em 2012.
Fonte/hojerondonia.com