Um dos distritos mais populosos de Vilhena -Nova Conquista, deverá ter uma Unidade da Agência de Defesa Sanitária Agropastoril- IDARON, graças à preocupação e o empenho do Deputado Estadual Marcos Donadon…
O experiente deputado Marcos Donadon e Vice-Líder do Governo encaminhou oficio 025/2011 ao Governador Confúcio Moura, justificando da importância que representa a instalação do IDARON em Nova Conquista, devido as grandes dificuldades do pequeno produtor que tem que se deslocar quilômetros de distancia, para Colorado do Oeste ou para a sede do município de Vilhena para solicitar a emissão de documentos sanitários, cadastramento de propriedades rurais, controle de trânsito de animais e vegetais, declaração de vacinas, assim como vigilância epidemiológica para as principais doenças e pragas da lavoura, dentre outros serviços que culminam com a proteção de animais e vegetais da região.
O Deputado diz que todas as atividades da IDARON, estão passando por um período de mudanças rumo a uma nova e moderna metodologia de trabalho. Exemplos disso, são os novos sistemas informatizados do órgão que vêm modernizar e agilizar os trabalhos de defesa sanitária no Estado.
Desde o início da administração Confúcio, as ações estão voltadas para a informatização da IDARON referentes ao cadastro de bovinos e bubalinos via Sistema de Defesa Agropecuária. Assim, a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e a atualização de vacinação e cadastro de produtores serão realizadas por todas as unidades do instituto através de um sistema moderno de informatização, que também contempla a área vegetal.
O Deputado vai mais além, dizendo que será também implantado o Sistema de Georeferenciamento e Defesa Sanitária Animal, que gerenciará atividades do setor de aves e suínos. Sua utilização será obrigatória aos médicos veterinários habilitados, que têm que enviar semanalmente os relatórios de movimentação de aves e suínos no Estado, já que eles emitiram o GTA pelo sistema.
Com a unidade do IDARON em nova conquista o Governador Confúcio Moura estará, aliviando o sofrimento do sacrificado pequeno produtor da região além claro, da intensificação de fiscalizações de propriedades que refletiram diretamente na arrecadação do instituto, principalmente com as emissões de Guias de Transito de Animais, mantendo a sanidade animal e vegetal e contribuindo para o crescimento do agronegócio Rondoniense, acrescentou Marcos Donadon.
Assessoria MD.
Fonte/hojerondonia.com