Deputado Valter Araújo é contra o fechamento das REN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB) afirmou ser terminantemente contra o fechamento das Representações de Ensino (REN) no interior, anunciada pelo Executivo. O motivo seria a necessidade de economizar, mas para Valter Araújo essa justificativa não é válida. Conforme o parlamentar, os investimentos em educação precisam sem ampliados, e não reduzidos.

Segundo Valter Araújo, o fechamento das REN é um retrocesso, porque dificultará a vida dos servidores e da comunidade estudantil em geral. De acordo com o presidente da Assembleia, se a despesa está muito alta é preciso estudar a redução do quadro de cada representação e isso pode inclusive ser definido através de lei.

O Estado tem a necessidade de investir em tecnologia nas representações de ensino. Com a informatização o quadro funcional fica enxuto e qualificado e em condições de oferecer o máximo de informações, inclusive as funcionais.

O deputado citou que um projeto importante do Executivo é o de manter estudantes na escola em período integral. A medida deve melhorar o nível do ensino público e evitar que determinados alunos fiquem pela rua. Conforme o parlamentar, isso demonstra que está nos planos do governo investir em educação, por isso mesmo o fechamento das REN está na contramão dessa proposta.

Valter Araújo explicou que as REN estão diretamente ligadas à qualidade do ensino público, por isso o fechamento atrapalharia até mesmo projetos voltados à melhoria da educação. O presidente da Assembleia lembrou, ainda, que o desenvolvimento de qualquer cidade, Estado ou País passa necessariamente pelos investimentos em educação.

Ele adiantou que algumas decisões precisam ser mais discutidas, principalmente quando atingem a comunidade em geral. O deputado lembra que ações envolvendo saúde, educação e segurança são sentidas pela população em geral. Acrescentou que Rondônia tem tudo para se desenvolver, mas para isso deve haver investimentos no ensino, como o corte de gorduras em outras áreas.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Nilton Salina

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?