O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) começou no último dia 23 a recuperação da Linha 64, estrada que interliga os municípios de Alvorada do Oeste e Mirante da Serra, interior do Estado. O trabalho é executado pela 7ª Residência Regional do DER, sediada em Alvorada. O chefe da Regional, Marcelo Burgel, classifica o serviço não como recuperação, mas sim como abertura de estrada, haja vista que o trecho de aproximadamente 70 quilômetros foi aberto há anos por agricultores da região, para facilitar o acesso entre os dois municípios. “O tráfego de veículos é complicado. A estrada é semelhante a um carreador e agora está recebendo os benefícios do Projeto Estradão”, acrescenta Marcelo.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, disse que a interligação das cidades de Alvorada do Oeste e Mirante da Serra foi um dos compromissos de campanha do governador Confúcio Moura. “Em visita aos municípios a população pediu ao governador que fosse feita uma estrada. Confúcio se comprometeu que o Estado faria essa estrada e que a assumiria, ficando responsável por sua recuperação anual”, explica Mosquini, acrescentando que “este serviço era um sonho da população local”.
Marcelo Burgel disse que a Residência do DER em Alvorada é responsável pela recuperação e conservação de 600 quilômetros de estradas não-pavimentadas de responsabilidade do Estado. Ele afirma que o Departamento já fez o patrolamento e alargamento dos 700 km de estradas. Deste total, já encascalhou 120 km, na segunda fase do Projeto Estradão, que visa o encascalhamento de 100% das estradas estaduais. Até o final de outubro, conforme Marcelo Burgel, a Regional deve atingir os 250 km de estradas encascalhadas.
Entre os locais trabalhados, o residente cita a Linha 48, na zona rural de Alvorada, onde foram recuperados 33 quilômetros. “O local pode ser considerado o cartão postal dos trabalhos do Projeto Estradão”, afirma Marcelo. Ele lembra, ainda, os trabalhos na Linha 90, da BR-429 ao distrito de Tancredópolis.
Parcerias
Lúcio Mosquini ressalta que, além de recuperar as estradas de responsabilidade do Estado, o DER recuperou algumas linhas de responsabilidade dos municípios na região de Alvorada do Oeste. Ele citou como exemplo as linhas 40 e 44; a Linha Zero; a Linha 17 Sul (Nova Brasilândia) e a Linha 117, de Alvorada a Nova Brasilândia, esta quase intrafegável há cerca de quatro anos. “O governador pediu aos secretários que procurem firmar parcerias com as prefeituras. O DER tem feito este tipo de parceria por onde passa”, declarou.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/Hojerondonia.com