As obras, afirma o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, beneficiarão diretamente 1 milhão e 240 mil pessoas, o que representa 90% da população rondoniense.
Com o fim do período de chuvas, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) lançará um pacote de obras estimado em mais de R$ 400 milhões. O recurso será investido na pavimentação de rodovias, no asfaltamento de 500 quilômetros de ruas em 42 municípios e no programa Canal da Cidadania, que visa à revitalização de córregos em áreas urbanas.
As obras, afirma o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, beneficiarão diretamente 1 milhão e 240 mil pessoas, o que representa 90% da população rondoniense. O diretor afirma que esse volume de empreendimentos é um marco na história de Rondônia. “Com o fim do inverno amazônico o governador Confúcio Moura fará a assinatura das ordens de serviço e de reinício”, frisa Mosquini.
Dos R$ 400 milhões, R$ 170 milhões serão destinados para o início de cinco obras de pavimentação rodovias, garantindo a interligação de municípios no interior do estado por via asfaltadas, como é o exemplo da RO-257, de Ariquemes ao distrito de 5º BEC, em Machadinho do Oeste, com a extensão de 73 quilômetros.
Em termos de pavimentação de rodovia a região de Porto Velho será beneficiada com a Rodovia Expresso Porto, com início no entroncamento da BR-364 (km-697) ao lado das Irmãs Marcelinas, sai no Ramal 21 de Abril e vai até a RO-005 (Estrada da Penal), acesso ao complexo penitenciário na Capital.
Outros R$ 130 milhões serão para asfaltar 500 quilômetros de asfalto urbano em 42 cidades. O projeto Canal da Cidadania consumirá outros R$ 40 milhões, enquanto outros R$ 61 milhões serão utilizados para a retomada e finalização de obras de asfaltamento de rodovias que foram paralisadas devido ao período de chuvas.
Conforme o diretor, não estão acrescentados nestes cálculos dos R$ 400 milhões os investimentos no Projeto Estradão [recuperação de estradas estaduais não-pavimentadas], que é executado 100% com máquinas, equipamentos e servidores do próprio órgão e o repasse do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), que este ano destinará R$ 27,5 milhões aos 52 municípios.
Em 2011, mais de 90% dos projetos apresentados pelas prefeituras foram para utilizar o recurso na recuperação das estradas de responsabilidade dos municípios.
Ano com orçamento planejado
Mosquini é enfático ao afirmar que 2012 é o ano do ‘Governo Confúcio’. Na visão do diretor, no último ano o governador não pôde trabalhar da forma como gostaria, pois estava “engessado” pelo orçamento da administração anterior. Disse que neste ano a situação é diferente, pois o recurso financeiro foi planejado pela atual gestão. “O Governo plantou sementes no último ano e vamos colher muitos frutos daqui pra frente”, assegura o diretor.
Mosquini ressalta que a maioria das idéias de trabalho do atual governo está sendo posta em prática a partir de 2012. “Confúcio recebeu o Governo no dia 1º de janeiro de 2011 e o plano de trabalho ainda era o do governo passado. Precisou dar continuidade às ações da administração anterior e passou a planejar “seu” Governo a partir de 2012”, explica o diretor do DER.
Como exemplo de dificuldade de trabalhar com o planejamento “alheio”, o diretor cita a convivência familiar. “Já pensou um casal precisar passar um ano executando apenas o que alguém pensou para eles, e somente um ano depois este casal poderia executar seus planos. Essa foi nossa situação”, exemplificou.
Municípios interligados por vias asfaltadas
O maior investimento do Governo do Estado será na pavimentação de rodovias, para interligar os municípios por vias asfaltadas. Entre os meses abril e maio o governador Confúcio Moura e o diretor do DER, Lúcio Mosquini, assinam ordem de serviço para o início de cinco pavimentações de rodovias.
As obras representam mais 160 km de estradas asfaltadas, num investimento de R$ 170 milhões. Além disso, serão reiniciadas obras em outras cinco rodovias, totalizando dez pavimentações de estradas interligando municípios ou os ligando até a BR-364, a “espinha dorsal” para o escoamento da produção e ligação entre as cidades rondonienses.
Entre as obras que serão lançadas, Lúcio Mosquini destaca a Rodovia Porto, do entroncamento da BR-364 (km 697) ao lado das Irmãs Marcelinas, sai no Ramal 21 de Abril e vai até a RO-005 (Estrada da Penal), totalizando 21 km.
O custo estimado é de R$ 22 milhões. A estrada tem como principal objetivo retirar do perímetro urbano de Porto Velho, especificamente da avenida Jorge Teixeira, o tráfego de veículos pesados. De acordo com Mosquini, o grande desafio do governador é começar e terminar a Expresso Porto neste ano.
As demais obras serão nos seguintes trechos: RO-257 – Ariquemes ao distrito de 5º BEC (Machadinho) 73 km; RO-370 – KM 18 – da Vila Marcão (Alta Floresta) a Alto Alegre, 18,08 km; RO-133 (Linha Figueira) – do entroncamento da RO-486 (Rodovia do Café) a Espigão do Oeste, 23 km; BR-421 – KM-80 Campo Novo a Monte Negro, 24,80 km.
A retomada de pavimentações são as seguintes: RO-464 – BR-364 ao distrito de Tarilândia (Jaru); RO-473- Urupá a Alvorada; RO-135 (Linha P-50) Alta Floresta ao distrito Marcão; RO-267 – da RO-479 ao distrito ao município de Castanheira; RO-458 – BR-364 ao distrito de Triunfo. A previsão é que as pavimentações reiniciadas sejam finalizadas até o final do ano.
“O volume de obras mostra o quanto o goverandor se preocupa com o produtor rural e com o escoamento da produção.
Projeto Estradão entre as ações de destaque
Para Lúcio Mosquini, o Projeto Estradão está entre as principais ações do DER. Lançado em 2011, o ‘Estradão’ surgiu com o objetivo de dar “nova cara” às estradas estaduais não-pavimentadas, com serviços de patrolamento, alargamento e encascalhamento de 100% das estradas de responsabilidade do Estado. O programa prevê, ainda, a eliminação de perigosas e morros elevados.
Na segunda etapa do ‘Estradão’, que começa neste ano, o DER irá iluminar 20 trevos estaduais começa sinalizar as estradas.
Mosquini afirma que em 2011 foram recuperados cerca de sete mil quilômetros de estradas não-pavimentadas em todo Estado. O diretor ressalta que o DER recuperou também estradas de responsabilidade dos municípios, a exemplo de Porto Velho, onde assumiu cerca de 500 km de estradas na região da Ponta do Abunã e outros 360 km na região de União Bandeirantes, pertencentes a Porto Velho.
“Esse trabalho é possível porque o Governo investe na compra reestruturação do parque de máquinas do DER. No último ano foram R$ 23 milhões para compra de máquinas, equipamentos, veículos e usinas de asfalto. No início deste ano já tem certo o investimento de aproximadamente R$ 17 milhões em maquinário”, explica.
Rondônia ganha 500 km de asfalto urbano
Dos 500 quilômetros de pavimentação urbana que DER lançará neste ano, para atender 42 municípios, a cidade de Porto Velho será beneficiada como 100 quilômetros.
Conforme o cronograma de obras do Departamento, 50 km de asfalto serão lançados e iniciados neste ano. Os outros 50 km de pavimento urbano serão lançados em 2013.
O programa é chamado de Asfalto Bom, conforme o diretor do DER, Lúcio Mosquini, porque a capa asfáltica será feita com o conhecido asfalto usinado. Na Capital e no interior do Estado o governador Confúcio Moura lança as obras no início do verão amazônico. O investimento será de R$ 130 milhões.
Canal da Cidadania
O projeto prevê a revitalização e desmarginalização de áreas de córregos e igarapés onde moram famílias de baixa renda. Com a drenagem dos córregos e igarapés urbanos, os locais ganharão pista de ciclovia, pista de caminhada, paisagismo e travessia. Inicialmente o programa beneficiará os municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Buritis, num investimento de R$ 30 milhões.
Material cedido pelo jornal Folha de Rondônia
ASSESSORIA/DER.
FONTE/HOJERONDONIA.