DIÁRIO PORTAL: VOCÊ AINDA NÃO TEM O WHATSAPP?

Foi exatamente com esse questionamento que fui confrontado esta semana por uma interlocutora. Tive que confessar meu lado avesso à modernidade por duas razões. Uma é óbvia, minha inconfessável desconfiança por tudo que se apresenta como revolucionário. A outra é o meu aparelho de telefone celular, um autêntico canelinha com poucos recursos. Como os aficionados por tecnologia sabem para baixar o aplicativo o aparelho tem que ser compatível. O WhatsApp é compatível com a maioria dos smartphones Android, BlackBerry, iPhone, Nokia e Windows. Meu canelinha está incluído fora dessa turma.

O WhatsApp Messenger é a febre do momento. Foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, que já trabalhavam no Yahoo! Jan foi rejeitado pelo Facebook no ano que criou o aplicativo e a empresa com o mesmo nome, queestá sediada em Santa Clara, Califórnia. Voltas que dá o mundo, no último dia 19 de fevereiro Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, pagou US$ 16 bilhões pelo aplicativo, o valor mais alto já pago por um aplicativo para smartphones. Em 2012 o Facebook pagou pelo Instagram US$ 1 bilhão.

Mark Zuckerberg é esperto. O WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.Atualmente, ele possui 465 milhões de usuários mensais ativos, enquanto os usuários diários ativos totalizam 330 milhões, revelou recentemente o CEO da companhia, Jan Koum. Em franco declínio, o Facebook em outubro do ano passado registrou 1.2 bilhões de usuários, deste montante, 76 milhões brasileiros na mesma época acessavam a plataforma, abaixo da Índia e dos Estados Unidos apenas.

As redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas e socializaram as classes. Pobres e ricos passam boa parte do seu dia conectados a uma rede social. O mais popular ainda é o Facebook, mas estudiosos vaticinam o seu declínio já a partir deste ano.John Cannarella e Joshua Spechler, doutorandos em engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade de Princeton, disseram que até o final de 2014 o Facebook perderá 20% de seus usuários, a maioria jovens que já estão desencantados com a plataforma. Até 2017 essa queda seria de 80%, segundo os estudiosos.

O que há de novo nisso? Nada e tudo. A velocidade com que a tecnologia se renova faz com que o que hoje é novidade amanhã seja lixo digital. Foi assim como o MySpace, Orkut, Hotmail e assim será com o Instagram, Twitter e o Facebook. Todas ferramentas tecnológicas criadas a partir dos Estados Unidos, fartamente utilizadas como ferramentas de dominação. É o que separa os países ricos dos pobres, os que dominam a tecnologia e os que são dominados por ela.

Se vou comprar um aparelho compatível para baixar o WhatsApp? Sei não. Acho que vou aguardar o próximo aplicativo que irá substituí-lo.

POR: VITOR PANIAGUA.

DA REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?