Dívida bilionária ao IPERON ameaça aposentadoria dos servidores

Dirigentes sindicais e de associações representativas dos servidores públicos de Rondônia estão sendo convocados para uma importante reunião agendada para esta quarta-feira (28), em Porto Velho. O motivo é a preocupação com o déficit atuarial do IPERON (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia), que já ultrapassa 2 bilhões, ameaçando futuras aposentadorias e demais benefícios previdenciários.

A reunião está sendo convocada pelo presidente do Sindafisco, Mauro Roberto, que representa, no Conselho de Administração do IPERON, todos os sindicatos do Poder Executivo, que congregam cerca de 50 mil servidores. “Temos que agir com urgência, buscando medidas para sanar o problema, pois há uma real insegurança previdenciária que ameaça os servidores públicos de Rondônia”, disse Mauro.

De acordo com levantamento feito pelo próprio IPERON, o déficit vem sendo gerado desde 1999, chegando em 2011 à R$ 2.683.311.603,45, por conta de valores que deixaram de ser repassados ao Instituto, pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também se constatou que o Estado, além de deixar de fazer repasses na condição patronal, valores descontados dos servidores (para o depósito previdenciário) também não foram repassados para o IPERON.

A dívida bilionária ameaça a autonomia financeira da autarquia estadual, que tem a responsabilidade de proporcionar aos segurados (servidores públicos) e seus dependentes, um conjunto de benefícios previdenciários, como Aposentadoria, Auxílio-Doença, Salário-Maternidade e Pensão por Morte. Os impactos poderão ser sentidos já a partir de 2014.

A reunião está marcada para acontecer às 10 horas desta quarta-feira (28), em Porto Velho, na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (Sindafisco), situada na Rua José Bonifácio, 2014. Bairro Olaria.

Autor:  Lucas Tatuí

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?