EDITAL Nº 001/AEFACS/2025: PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
A Associação Escola Família Agrícola do Cone Sul – AEFACS, mantenedora da Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, torna público o presente Edital de Processo Seletivo para contratação dos seguintes funcionários: Professor (a) Classe C – Bacharel em Engenharia Agronômica; Professor (a) Classe C – Bacharel em Zootecnia; Professor (a) Classe C – Bacharel em Biologia; Auxiliar Operacional e Inspetora de Pátio. O presente processo seletivo regido pelo EDITAL Nº 001/AEFACS/2025 para contratação por tempo de 90 dias de experiência, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado na ação serviços de terceiro Pessoa física para atender a comunidade escolar da Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia através de convênio firmado entre a AEFACS e a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC/RO. A Associação Escola Família Agrícola Cone Sul – AEFACS, no uso de suas atribuições legais.
FAZ SABER:
A todos quantos o presente Edital virem ou dele tiverem conhecimento que, em consonância com as normas de convênios, torna pública a abertura de inscrições ao Processo Seletivo na Ação Serviços de Terceiro Pessoa Física com a contratação de 90 dias de experiência, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado, para atender a comunidade escolar da Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia através de convênio firmado entre a AEFACS e a Secretaria de Estado da Educação- SEDUC/RO.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital (001/AEFACS/2025) e executado pela AEFACS.
1.2. O processo de que trata este Edital se destina a selecionar candidato para provimento de contratação por tempo de 90 dias de experiência, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado, em consonância com a legislação vigente, para investidura no cargo almejado.
1.3. Durante a vigência do contrato, a critério exclusivo da Associação da Escola Família Agrícola Cone Sul – AEFACS, poderá haver cancelamento do contrato, conforme a necessidade e a conveniência dos serviços.
1.4. O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado será de 1 (um) ano a contar da data de homologação do resultado final do mesmo.
1.5. A Comissão Organizadora realizará as etapas deste Processo Seletivo Simplificado.
1.5.1. Esta Comissão será constituída por membros administrativos e pedagógicos da instituição Contratante.
QUADRO DE VAGAS
Professor/ Monitor (a) Descrição Vagas Escolaridade Carga Horária Semanal Remuneração
Mensal
Professor/ Monitor
(a) Classe C Monitor
(a) – Engenharia Agronômica
01 Requisito: Bacharelado em Engenharia Agronômica. Desejável: Ter concluído ou
estar cursando Pós-graduação em áreas afins. Conhecimento em informática.
Experiência na prática docente. Conhecimento sobre práticas Agroecológicas.
17- R$ 2.040,00
Professor / Monitor
(a) Classe C – Zootecnista 01
Requisito: Bacharelado em Zootecnia. Conhecimento em informática. Experiência na prática
docente. Conhecimento sobre práticas Agroecológicas. 06 – R$ 720,00
Professor / Monitor
(a) Classe C – Biólogo, 01
Requisito: Licenciado em Ciências Biológicas (Biologia). Desejável: Ter concluído ou
estar cursando Pós-graduação em áreas, 08 – R$ 960,00
2. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
2.1. O Processo Seletivo Simplificado será constituído das seguintes etapas:
a) 1ª etapa, para todos os cargos: De informação prestada no ato da inscrição
via internet sobre os títulos que possui na área que pretende concorrer no certame, de caráter classificatório;
b) 2ª etapa, para todos os cargos: Da entrevista presencial para análise do perfil
do candidato.
3. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO.
3.1. Antes de inscrever-se, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, incluindo seus Anexos, partes integrantes das normas
que regem o presente Processo Seletivo Simplificado, das quais, não poderá alegar
desconhecimento em nenhuma hipótese.
3.2. A inscrição será realizada somente via internet, por meio eletrônico,
encaminhando a documentação informada no Anexo II – Documentação Necessária, para o
seguinte e-mail: [email protected], no prazo estabelecido no Anexo I – Cronograma
Previsto.
3.3. A análise curricular será realizada no prazo estabelecido no Anexo I –
Cronograma Previsto e o resultado divulgado em locais públicos de grande circulação.
3.4. Os candidatos aprovados terão que assumir os cargos pleiteados na Escola afins.
Conhecimento em informática. Experiência na prática docente. Conhecimento sobre práticas Agroecológicas.
Equipe de apoio Descrição Vagas Escolaridade Carga Horária Semanal Remuneração
Inspetora de Pátio Período Noturno (mulher), 01, Nível Médio Completo Carteira Nacional de Habilitação Categoria “B” ou superior. 30- R$ 1.700,00 + Adicional Noturno Descrição Vagas Escolaridade Carga Horária Semanal Remuneração Auxiliar Operacional (homem) 01 Nível Fundamental 44 – R$ 1.800,00
Família Agrícola Manoel Ribeiro, conforme as atribuições do cargo, vagas, carga horária,
remuneração e tempo de contratação;
3.5. A AEFACS não se responsabiliza pelo possível extravio do e-mail diretamente
para spam ou lixeira. A confirmação do recebimento será realizada por e-mail;
3.6. Não será aceita solicitação de inscrição que não atenda ao estabelecido neste
Edital;
3.7. A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica o conhecimento e
expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento;
3.8. O candidato, ao efetuar sua inscrição, assume inteira responsabilidade pelas
informações que fizer constar do currículo sob as penas da lei, Código Penal – Decreto-Lei nº2.848, de 7 de dezembro de 1940, Artigo 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
3.9. A inscrição será anulada, na verificação de eventual falsidade nas declarações ou irregularidades dos documentos apresentados;
3.10. Serão desclassificados os candidatos que se inscreveram para mais de uma
opção;
3.11. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido no Anexo I – Cronograma Previsto;
3.12. Não será cobrada taxa de inscrição.
4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.
4.1. A classificação dos candidatos será realizada pela análise de currículo e entrevista, observando o perfil com a Pedagogia da Alternância.
a) Formação Acadêmica;
b) Experiência Profissional;
c) Apresentar todos os documentos pessoais;
d) Apresentar Carta de Intenção;
e) Realizar entrevista presencial.
4.2. Para efeito de classificação, a contagem de pontos para os títulos declarados obedecerá aos critérios de avaliação dos títulos enviados. Não serão computados os pontos
que ultrapassem os limites estabelecidos nos respectivos quadros referência para pontuação.
4.3. Na hipótese de não comprovação dos requisitos exigidos para o cargo
pleiteado, o candidato será considerado INAPTO ao Processo Seletivo.
4.4. A classificação ocorrerá mediante os títulos informados online via email,
pontuando mediante as informações prestadas sobre os títulos que possui na área que pretende concorrer, de acordo com os requisitos constantes nos respectivos quadros referência para pontuação.
4.5. Os títulos deverão estar concluídos até a data do envio dos mesmos, que será
realizado através do email [email protected].
4.6. A pontuação será atribuída de acordo com os quadros referências para pontuação a seguir:
4.7. Quadros Referência para Pontuação. Cargos de Graduação Títulos Referência para Pontuação Requisitos Documentos Comprobatórios Titulação Pontuação
Unitária Pontuação Total
1. Escolaridade Certificação de Graduação com Licenciatura Plena, na área de
Educação ou Bacharelado.
a) Licenciatura ou bacharelado na área específica para a qual concorre a vaga. 15 (quinze)
pontos (Máximo 1 curso) 15 (quinze) pontos
b) Licenciatura de área afim a vaga que concorre. Bacharelado com complementação pedagógica de área afim. 5 (cinco) pontos (Máximo 1 curso) 5 (cinco) pontos
2. Capacitação e aperfeiçoamento profissional (na área do cargo) Certificação de Curso em Nível FIC (Formação Inicial Continuada) ou de curta duração. Cursos de Formação Inicial e Continuada em Docência, com carga horária igual ou superior a 80h. 02 (dois) pontos (Máximo 1 curso) 02 (dois) pontos Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 40h na área da informática. 1,5 (um e meio) pontos (Máximo 2 cursos) 03 (três)pontos
3. Cursos de Pós-graduação na área de Educação. Declaração de cursando pós ou Diploma de Pós graduação concluída. Pós-graduação Lato Sensu Especialização, com carga horária
mínima de 360h, na área de Educação. 05 (cinco) pontos (Máximo 1 curso) 05 (cinco) pontos
4. Experiência profissional Prática docente Experiência por semestre em docência na educação profissional Técnica de Nível Médio ou Graduação. 2,5 (dois e meio) pontos (Máximo 2 semestres) 5 (cinco) pontos 5. Entrevista Entrevista presencial com os candidatos, sendo avaliados pela comissão de análise. – 65 (sessenta e cinco) pontos
65 (sessenta e cinco) pontos Total máximo de pontuação 100 pontos Cargo de Nível Médio
Títulos Referência para Pontuação Requisitos Documentos Comprobatórios Titulação Pontuação Unitária Pontuação Total
1. Escolaridade Diploma de conclusão do Ensino Médio.
a) Diploma ou declaração de conclusão do ensino médio. 20 (vinte) pontos 20 (vinte) pontos
2. Capacitação e aperfeiçoamento profissional (na área do cargo) Certificação de Curso em Nível FIC (Formação Inicial Continuada) ou de curta duração. Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 20h na área de alimentação.
2,5 (dois e meio) pontos (Máximo 2 cursos) 05 (cinco) pontos
3. Experiência profissional Experiência comprovada de atuação com jovens e adolescentes Experiência contabilizada por ano de trabalho registrado. 05 (cinco) pontos por ano de experiência comprovada. (Máximo 2 anos) 10 (dez) pontos
3. Entrevista
Entrevista presencial com os candidatos, sendo avaliados pela comissão de análise. – 65 (sessenta e cinco) pontos 65 (sessenta e cinco) pontos Total máximo de pontuação 100 pontos Cargo de Nível Fundamental Títulos Referência para Pontuação Requisitos Documentos Comprobatórios Titulação Pontuação Unitária Pontuação Total
1. Escolaridade Diploma de conclusão do Ensino Fundamental.
a) Diploma ou declaração de conclusão do ensino fundamental. 20 (vinte) pontos 20 (vinte) pontos
2. Conclusão do Ensino médio Diploma de conclusão do Ensino Médio.
a) Diploma ou declaração de conclusão do ensino médio. 01 (um) ponto (Máximo 1 cursos) 01 (um) pontos
3. Capacitação e aperfeiçoamento profissional (na área do cargo) Certificação de Curso em Nível FIC (Formação Inicial Continuada) ou de curta duração. Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 20h na área de alimentação. 02 (dois) pontos (Máximo 2 cursos)
04 (quatro) pontos
4. Experiência profissional Experiência comprovada de atuação com jovens e adolescentes
Experiência contabilizada por ano de trabalho registrado. 05 (cinco) pontos por ano de
experiência comprovada. (Máximo 2 anos) 10 (dez) pontos
3. Entrevista
Entrevista presencial com os candidatos, sendo avaliados pela comissão de análise. – 65
(sessenta e cinco) pontos 65 (sessenta e cinco) pontos Total máximo de pontuação 100 pontos
4.8. Ao concorrer aos cargos de Professor (a) Classe C – Bacharel em Engenharia Agronômica; Professor (a) Classe C – Bacharel em Zootecnia; Auxiliar Operacional e Inspetora de Pátio. Para ser considerado aprovado deverá obter a pontuação correspondente ao requisito “1” do seu respectivo Quadro de Referência para Pontuação.
4.9. A Carta de Intenção será analisada juntamente com a entrevista, sendo o resultado de sua análise um dos pontos da entrevista.
5. DA EXCLUSÃO DO CANDIDATO.
5.1. Será excluído deste Processo o candidato que:
a) Apresentar qualquer documento ou informação inverídica;
b) Desrespeitar algum membro da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo;
c) Se inscrever para mais de uma opção;
d) Descumprir quaisquer das instruções contidas no Edital.
6. DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO.
6.1. A contratação dar-se-á pelo período de 90 dias de experiência, podendo ser
prorrogado por tempo indeterminado;
6.2. Em razão de insuficiência de desempenho nas atividades, falta de adaptação ou
qualquer outro motivo que prejudique o andamento do mesmo, o contratado poderá, a
qualquer momento, ser rescindido;
6.3. Para serem contratados, os candidatos deverão satisfazer, cumulativamente, aos
seguintes requisitos:
a) Ter sido aprovado no Processo Seletivo;
b) Ter nacionalidade brasileira;
c) Ter idade mínima de 18 anos comprovados até a data da contratação;
d) Não estar impossibilitado para contratação;
7. DO RESULTADO FINAL.
7.1. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no mural da
Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro e nas redes sociais da escola.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.
8.1. A realização da inscrição do candidato implicará na aceitação das regras
contidas no presente Edital;
8.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação dos
resultados na Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro;
8.3. O candidato selecionado poderá obter informações junto à AEFACS, após a
divulgação do resultado;
8.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo
Seletivo;
8.5. Qualquer alteração nas regras fixadas neste Edital deverá ser feita por meio de
Ratificação;
8.6. A assinatura do contrato e início de prestação de serviço será após a publicação
do Resultado Final do Processo Seletivo.
Cerejeiras/RO, 23 de Janeiro de 2025.
ANEXO I – CRONOGRAMA PREVISTO
Eventos Data/Período
Inscrição 23/01/2025 a 25/01/2025
Homologação Inscrições 27/01/2025
Convocação para realização da entrevista presencial 28/01/2025 a 30/01/2025
Resultado preliminar do Processo Seletivo 31/01/2025
Período para interposição de recursos 03/02/2025
Resultado final do Processo Seletivo 04/02/2025
ANEXO II – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
a) Cédula de identidade;
b) CPF/MF (não sendo aceita a numeração disponibilizada em outros documentos de
identificação);
c) Certidão Negativa Estadual de Antecedentes Criminais de 1ª e 2ª Instância;
d) Certidão Negativa Federal de Antecedentes Criminais;
e) Comprovante de escolaridade correspondente a área que concorre;
f) Certidão de nascimento ou casamento;
g) Título de eleitor;
h) Comprovante de residência;
i) Currículo Lattes atualizado (para os cargos de graduação);
j) Currículo Vitae atualizado (para o cargo de nível fundamental e médio);
k) Carta de Intenção;
O candidato deverá enviar via e-mail os seguintes documentos no formato em PDF, em
arquivo único.
ANEXO III – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
Professor (a) Classe C Monitor (a) – Engenharia Agronômica, Zootecnia e biologia O/a professor(a)/monitor(a) da Escola EFA, além da disciplina escolar para o qual fora contratado, tem as seguintes atividades: orienta, anima, acompanha as atividades da escola, como aulas teóricas e práticas, controle administrativo (zelar pelo patrimônio escolar), momentos de refeição dos alunos, confere a higiene e a limpeza do ambiente escolar, faz visitas às famílias, organiza e realiza os serões, faz visitas de estudo, encaminha e faz as orientações dos projetos e relatórios dos estágios, da construção do Projeto Profissional do Jovem – PPJ, faz parte da banca avaliadora de projetos de estágios e
PPJ, e demais atividades que acontecem no decorrer da permanência dos estudantes na EFA. Tendo em vista o regime de internato e atividades voltadas à formação poltico pedagogica da Pedagogia de Alternância, o/a professor(a)/monitor(a) fixo, desenvolve além da docência, outras funções que não contratado, podendo cumular funções pedagógicas, ou seja, desempenhará múltiplas atividades que lhe serão atribuídas pela equipe pedagógica e administrativa. A função acumulada pode ou não ser remunerada, a depender das condições financeiras e tratativas negociadas quando reduzidas a termo, formalizado em contrato ou em aditamento do contrato individual. Havendo previsão orçamentária, para fins de remuneração pela cumulatividade de função, este será concedido em única parcela,
ao final do balancete anual, como forma de plus salarial de forma igualitária a todos os funcionários. Que a diretoria executiva analisará e dará a ordem de pagamento, a ser decidido em reunião por maioria dos votos.
No que refere à contratação destes profissionais, dois tipos de docentes a escola pode dispor: professor/monitor fixo, que são contratados por tempo indeterminado com carga horária de 44h semanais, devendo ser a maioria de profissionais contratados. E o professor contratado como horista que não tem contrato com horários fixos (jornada legal) mas tem a obrigatoriedade de cumprir a carga horária do Componente Curricular a qual foi contratado.
O corpo docente está subordinado à coordenação pedagógica e direção escolar. O professor/monitor deverá participar de reuniões, encontros e cursos promovidos para sua formação permanente, geral e específica e se for necessário relatar os assuntos à Direção da Escola e Diretoria Executiva, bem como, os Cursos e Formações promovidos pela
AEFARO; Além das atribuições acima especificadas, decorre de atribuições do docente (Art. 136º do regimento comum da AEFARO):
I. Orientar e supervisionar o processo e a aprendizagem dos estudantes;
II. Integrar-se na dinâmica da comunidade-escola;
III. Executar tarefas tais como: coordenação de áreas de atividades extracurriculares, de recursos institucionais e outros;
IV. Participar e zelar pelas atividades previstas em normas e planos da escola, como desfile escolar, festas, homenagens, comemorações, formaturas e outras;
V. Elaborar os programas das áreas de estudos e dos componentes curriculares, assessorados pelo/a Coordenador/a Pedagógico/a em consonância com as linhas gerais da AEFARO;
VI. Colaborar com a direção da escola no zelo do patrimônio escolar;
VII. Comparecer com pontualidade ao estabelecimento escolar, reger as
aulas com precisão, dentro dos horários e cronogramas estabelecidos;
VIII. Elaborar, no prazo fixado, plano de curso do componente curricular e seu cargo, submetendo-o à apreciação do/a Coordenador/a Pedagógico/a;
IX. Elaborar o plano de recuperação escolar paralela e final dos estudantes;
X. Elaborar relatórios anuais sobre as atividades, com sugestões para melhoria sistemática do rendimento escolar no aprimoramento do processo educativo;
XI. Colaborar na formação moral e cívica dos estudantes;
XII. Manter com os colegas e demais operadores, colaboração indispensável à eficiência da obra educativa, que se processa no estabelecimento;
XIII. Corrigir com o devido cuidado, os trabalhos escolares e analisar com os estudantes os resultados, esclarecendo os erros que tenham cometido e os critérios adotados para a avaliação;
XIV. Manter em ordem e cumprir os prazos da escrituração do diário de classe e demais documentos nele exigidos;
XV. Entregar na coordenação pedagógica, dentro dos prazos estabelecidos a relação de documentos de sua competência: plano de formação, diários, relatórios trabalho prático, registro de tutoria, ficha de avaliação qualitativa, ementas e os que de mais lhe forem solicitados;
XVI. Entregar na secretaria da escola, dentro dos prazos previstos a relação das notas, a frequência dos estudantes e documentos pessoais atualizados ou demais que se fizer necessário;
XVII. Colaborar nas atividades de orientação dos Planos de Estudos, Serões e atividades de retorno dos estudantes;
XVIII. Elaborar Plano de Formação do (s) componente (s) curricular que ministra e submeter à apreciação do/a Coordenador/a Pedagógico/a;
XIX. Orientar os estudantes na elaboração e construção dos projetos e relatórios de estágios supervisionados;
XX. Zelar pelos bens, valores e imagem da Escola Família Agrícola, contribuindo para uma boa divulgação da escola. Auxiliar operacional Compete ao caseiro a limpeza, organização e preservação do ambiente escolar e de seus utensílios e instalações:
I. Supervisionar e executar os serviços de manutenção e conservação das instalações da escola;
II. Organizar pedidos de materiais necessários ao funcionamento dos serviços sob sua responsabilidade de supervisão ou execução;
III. Executar a limpeza do pátio e propriedade da escola, como gramado, podas, lixos;
IV. Dar suporte às atividades práticas da escola nos diferentes setores de produção, mantendo boa interação com os responsáveis;
V. Realizar vistorias com frequência para garantir o bom funcionamento de todos os itens que ficam sob sua responsabilidade;
VI. Zelar pela conservação do patrimônio escolar, comunicando qualquer irregularidade a direção;
VII. Zelar pelo sigilo de informações pessoais dos estudantes, professores, funcionários e famílias;
VIII. Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com os estudantes, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar;
IX. Cumprir integralmente seu horário de trabalho e as escalas previstas, respeitando o seu período de férias; e
X. Auxiliar nos demais serviços correlatos à sua função, sempre que se fizer necessário.
XI. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais de segunda a sexta. Inspetor(a) de pátio (noturno) A jornada de trabalho da Inspetor(a) de Pátio de 30 horas será de segunda-feira a quinta-feira. O(a) inspetor(a) (noturno) da Escola EFA, tem as seguintes atividades: Entrar nos dormitórios se necessário. Se precisar, fica na responsabilidade do Inspetor(a) prestar os primeiros socorros aos estudantes e acompanhar os estudantes no hospital e em situações específicas, entrar em contato com o responsável pelo menor e informar a direção sobre o fato ocorrido.
Orientar, animar e acompanhar as atividades da escola, (zelar pelo patrimônio escolar), momentos de refeição dos alunos, conferir a higiene e a limpeza do ambiente escolar, e demais atividades que acontecem no decorrer da permanência dos estudantes na EFA.
A função acumulada pode ou não ser remunerada, a depender das condições financeiras e tratativas negociadas quando reduzidas a termo, formalizado em contrato ou em aditamento do contrato individual. Havendo previsão orçamentária, para fins de remuneração pela cumulatividade de função, este será concedido em única parcela, ao final do balancete anual, como forma de plus salarial de forma igualitária a todos os funcionários. Que a diretoria executiva analisará e dará a ordem de pagamento, a ser decidido em reunião por maioria dos votos. O(a) inspetor(a) de pátio deverá participar de reuniões, encontros e cursos promovidos para sua formação permanente, geral e específica e se for necessário relatar os assuntos à Direção da Escola e Diretoria Executiva, bem como, os Cursos e Formações promovidos pela AEFARO; Além das atribuições acima especificadas, decorre de atribuições do(a) inspetor(a) de pátio. Orientar e supervisionar o processo e a aprendizagem dos estudantes; Integrar-se na dinâmica da comunidade-escola; Participar e zelar pelas atividades previstas em normas e planos da escola, como desfile escolar, festas, homenagens, comemorações, formaturas e outras; Colaborar com a direção da escola no zelo do patrimônio escolar; Elaborar relatórios anuais sobre as atividades, com sugestões para melhoria sistemática do rendimento escolar no aprimoramento do processo educativo; Colaborar na formação moral e cívica dos estudantes; Colaborar nas atividades de orientação dos Planos de Estudos, Serões
e atividades de retorno dos estudantes; Zelar pelos bens, valores e imagem da Escola Família Agrícola, contribuindo para uma boa divulgação da escola.
Fonte: Por Assessoria