ASSESSORIA:
O PSDB pretende disputar pelo menos 22 prefeituras de Rondônia nas eleições de outubro, anunciou hoje o presidente regional da sigla no Estado, ex-senador Expedito Júnior. Ele descartou a possibilidade de disputar a Prefeitura de Porto Velho, justificando que a legenda trabalha na Capital rondoniense três nomes: vereadora Mariana Carvalho, ex-deputado Alexandre Brito e ex-procurador de Justiça, Ivo Benitez.
O partido tucano firmou recentemente uma aliança com o PV e PR, mas na maioria dos municípios onde o PSDB disputará prefeituras já existe aliança construída com PMDB, comandado no Estado pelo senador Valdir Raupp.
Barrado pela Lei da Ficha Limpa, Expedito Júnior saiu derrotado das urnas nas eleições para governo em 2010, mas no segundo turno optou em apoiar o governador Confúcio Moura (PMDB), deixando de lado na época o candidato do senador Ivo Cassol (PP), o ex-governador João Caulla (PPS). O ex-senador agora mantém boas relações com o PMDB.
Em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral de Rondônia, o PSDB trabalha o nome do atual vice-prefeito José Antônio. Ano passado, a legenda recebeu o ingresso do ex-presidente da Câmara de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, que pode disputar uma prévia eleitoral com José Otônio. Isaú, nas últimas eleições municipais, foi o candidato a vereador mais votado da região, mas teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
O ex-vereador Isaú Fonseca, que teve problemas com prestação de contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), também pode vir ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, caso prevaleça decisão do STF pela aplicabilidade da lei. Se isso ocorrer, José Otônio será o candidato do PSDB em Ji-Paraná.
Na cidade de Rolim de Moura, base eleitoral de Expedito Júnior, o PSDB pretende lançar o empresário Luizão do Trento, cuja candidatura precisa ser reavaliada e amadurecida. Expedito, nas eleições para governo em 2010, recebeu apoio total do empresário e ex-deputado estadual Cesar Cassol (irmão do atual senador Ivo Cassol). Ele terá que administrar questões políticas com a ex-deputada estadual Milene Mota, ex-PSDB e que hoje está filiada ao PTB. Cesar e Milene também vão disputar a Prefeitura de Rolim de Moura.
Laerte Queiroz.
Em Nova Mamoré, o PSDB investe na candidatura do empresário Laerte, que concorreu às últimas eleições para uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em Seringueiras, os tucanos estarão trabalhando na reeleição do prefeito Luiz Garda.
Fonte/hojerondonia.com.