ELEIÇÕES 2014: TRE DE RONDÔNIA RECEBE 491 PEDIDOS DE REGISTRO DE CANDIDATURA

Prazo para protocolar pedidos de registro se encerrou às 19h deste sábado.Cinco candidatos devem concorrer ao cargo de governador do estado…

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) recebeu 491 pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro deste ano. O prazo para que as coligações e partidos protocolassem os pedidos se encerrou às 19h deste sábado (5). “Agora começa a corrida eleitoral e a propaganda política já está autorizada a partir do dia 6 de julho”, disse o coordenador de registros e informações processuais do TRE-RO, Marcelo Marinho.

Cinco candidatos devem concorrer ao cargo de governador. São eles: Confúcio Moura (PMDB), pela coligação “Rondônia no caminho certo”, Expedito Júnior (PSDB), pela coligação “Frente muda Rondônia”, Jaqueline Cassol (PR), pela coligação “O respeito está de volta”, Padre Ton (PT), sem coligação, e Pimenta de Rondônia (PSOL), pela coligação “Frente Esquerda PSOL/PSTU”.

Para o Senado, que terá uma vaga sendo disputada, quatro candidatos entraram com o pedido de registro. Outros 442 políticos pretendem concorrer aos cargos de deputado federal e deputado estadual. Dos 30 partidos de Rondônia habilitados a protocolar pedidos de registro de candidaturas, apenas o PCB não apresentou candidatos.

TRE de Rondônia recebe 491 pedidos de registro de candidatura (Foto: Ana Fabre/G1)Candidatos que não foram registrados pelos
partidos terão mais 48 horas (Foto: Ana Fabre/G1)

Na próxima segunda-feira (7), deverá ser divulgado o edital com os nomes de todos que entraram com o pedido de registro de candidatura. Após a divulgação da lista oficial, os candidatos que não tiveram os pedidos de registro protocolados pelas coligações ou partidos terão 48 horas para entrar com a solicitação individual.

Segundo o TRE-RO, com todos os pedidos protocolados, são abertos os processos e a equipe de servidores começa a análise da documentação apresentada. A Justiça Eleitoral tem listas do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado e saberá a regularidade eleitoral de todos os candidatos. A partir daí, é feita uma conferência com as listas e com as certidões criminais, para que a candidatura seja certificada ou negada.

Se todos os documentos estiverem corretos e não forem encontrados impedimentos à candidatura, o registro será concedido por decisão monocrática – de apenas um juiz eleitoral. Os casos dos candidatos enquadrados em alguma das condições de inelegibilidade, como contrariar a Lei da Ficha Limpa, por exemplo, serão analisados no plenário do TRE. O Tribunal tem até o próximo dia 5 de agosto para divulgar a lista completa com as candidaturas homologadas. Depois disso, será aberto o prazo de cinco dias para que sejam apresentadas as eventuais impugnações às candidaturas que serão posteriormente analisadas.

Do G1 RO

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?