Em reunião com chefe da Casa Civil, deputados reforçam boa relação entre os Poderes

Os deputados estaduais se reuniram na noite de quarta-feira (21), com o chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, quando trataram de assuntos como a liberação de emendas parlamentares e o fortalecimento das relações institucionais entre os Poderes…

“A Assembleia tem aprovado, com celeridade, os projetos que o Governo tem encaminhado à Casa. Os deputados não tem se furtado ao seu papel e estamos avançando para que a relação seja a mais Republicana possível, pois todos saem ganhando com isso, principalmente a sociedade”, disse o presidente em exercício da Assembleia, deputado Hermínio Coelho (PSD).

Juscelino reconheceu que o Legislativo tem sido um parceiro do Executivo. “Nenhum projeto de iniciativa do Governo está pendente de apreciação na Casa. Tudo o que encaminhamos, tem sido analisado e aprovado, sendo decisivo para que a gestão estadual possa dar as respostas que a população espera”, completou.

Hermínio deixou claro que, mesmo com o propósito de ajudar o Governo a superar os problemas, a Assembleia não vai deixar de fazer o seu papel de fiscalizador. “Nosso trabalho não será nunca de atrapalhar, de emperrar os projetos do Governo, porém, não vamos deixar de analisar as matérias e, principalmente, de fiscalizar o Executivo e alertar quando algo estiver errado”, afirmou.

Para o líder do Governo, deputado Edson Martins (PMDB), “o conflito não é bom pra ninguém. Estamos fazendo diferente e construindo a cada dia uma relação mais harmônica entre os Poderes”.

Deputados cobram a liberação de emendas

Mas, a grande cobrança dos parlamentares foi em relação á liberação das emendas, tanto as individuais quanto ás de bancada. “É preciso mais celeridade e mais empenho do Governo nesse sentido. Foi acordado um valor anual de emendas, mas infelizmente, o Executivo não tem conseguido liberar e isso atrapalha a nossa atuação parlamentar”, cobrou o deputado Flávio Lemos (PR).

Outro que cobrou mais celeridade foi o deputado Saulo Moreira (PDT). “A forma como vem sendo conduzida as emendas, pelo Governo, não tem agradado aos deputados, em razão da demora na sua liberação. Isso é ruim, pois cria-se uma expectativa em quem será beneficiado com a emenda e há um desgaste, tanto para o parlamentar, quanto para o Governo”, declarou.

O deputado Jesualdo Pires disse que “é preciso desburocratização, para que haja mais eficiência e celeridade na liberação das emendas”.

Hermínio Coelho cobrou uma atenção especial do chefe da Casa Civil ao pleito dos parlamentares. “Não estamos pedindo favores, mas sim que haja, por parte do Executivo; celeridade, boa vontade e respeito aos parlamentares, liberando suas emendas em tempo hábil”, destacou.

Amaral assegurou que a Casa Civil colocou servidores para cuidar especificamente do acompanhamento das emendas parlamentares e disse que a tendência é que haja mais celeridade. “Sabemos dos problemas e estamos trabalhando nesse sentido, pois sabemos que as emendas atendem às prefeituras, associações rurais, entidades e outros segmentos, que muitas vezes dependem desses recursos para a realização de ações com amplo alcance social”, acrescentou.

Eranildo Costa Luna.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?