EM SESSÃO SOLENE PERSONALIDADES RECEBEM MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (12), no plenário das deliberações na Casa de Leis, sessão solene presidida pelo deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), para entrega de Medalhas do Mérito Legislativo a todas as pessoas físicas e jurídicas que tiveram seus nomes aprovados através de proposituras dos deputados estaduais para o recebimento da honraria.

A sessão solene teve como proponentes os deputados estaduais Hermínio Coelho, Lebrão (PTN), Neodi (PSDC) e Marcos Donadon (PMDB). A Medalha do Mérito Legislativo é concedida às pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado de Rondônia, em consonância com as disposições do Decreto Legislativo nº 155 de 27 de setembro de 2001.

Foram agraciados com as medalhas do Mérito Legislativo: o sargento BM Francisco Marcone; o agente de polícia civil Tomé da Costa Filho; sargento Paulo Sérgio Figueiredo; o tenente coronel Juares Marconatto; o tenente coronel PM José Hélio Cysneiros Pacha; do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, professora Marinete Oliveira de Andrade; o major PM Luiz Cesar Vivi; diretor do Colégios Tiradentes, tenente coronel Marcos José Rocha dos Santos; e os servidores da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Martins Manvailer e Fábio José Vieira de Morais.

Proponentes

O presidente Hermínio Coelho (PSD) disse que essas homenagens são simples e é o mínimo que podemos fazer pelas pessoas que se dedicaram a este Estado. “Foram feitas de coração. São exemplos de que é possível sermos honestos. Infelizmente nem sempre os salários são os ideiais, como é o caso da Polícia Civil que está em greve porque o Governo não cumpre o acordo. Da mesma forma, acho injusto o salário da Polícia Militar. Para isso é preciso fazer com que este Estado tenha políticas públicas e possa desenvolver-se para proporcionar melhores condições ao seu povo e a seus servidores”, observou.

O deputado José Lebrão (PTN), 1º secretário da Casa destacou que a homenagem é justa e é um reconhecimento a quem presta serviços relevantes ao Estado. “Também quero destacar o trabalho dos servidores da Assembleia, Fábio Morais e Carlos Manvailer, que trabalham nos bastidores e tanto contribuem para o bom funcionamento do Parlamento Estadual”, disse.

O deputado Neodi Carlos (PSDC) disse que “temos que sempre que reconhecer quem trabalha, quem está sempre à disposição da sociedade. Quem faz o bem pela sociedade, merece a nossa homenagem, com muita alegria”.

Autoridades

O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo César Figueiredo agradeceu o apoio que a Assembleia Legislativa tem dado à instituição. “A Polícia Militar ainda é jovem, mas tem valores, princípios e valorosos policiais que fazem da corporação o que ela é hoje. Estamos presentes em 86 localidades deste Estado e mesmo com efetivo defasado, fazemos com todo o esforço a segurança do cidadão. Realizamos ações policias extra quarteis, praticando ações sociais, muitas vezes fazendo políticas  públicas que deveriam ser feitas por outras instituições o fazem com que nossa polícia seja elogiada com padrões de excelência, salientando também a qualidade do Colégio Tiradentes”, destacou.

O diretor geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo falou sobre a dura realidade vivida pelos policiais, que sob fortes emoções tem que trocar tiros para não morrer, e, muitas vezes o marginal, com uma ficha corrida é visto como vítima e o policial como o infrator. Mas este é o momento de festa. Disse que apesar de estar com a agenda apertada não poderia deixar de comparecer nesta homenagem onde os servidores valorosos são homenageados.

Homenageados

O tenente coronel PM José Hélio falou que está há 23 anos em Rondônia. “Sou carioca de nascimento, paraibano de criação e rondoniense de coração. Minha motivação continua a mesma, a de honrar a Polícia Militar e o Estado de Rondônia”, afirmou.

O servidor Carlos Alberto Manvailer fez um discurso de agradecimento e compartilhou a medalha recebida com os colegas servidores, especialmente os do Legislativo. “Companheiros fiéis, leais, dedicados e competentes. Mas, quero nominar em especial três colegas: a Íris, o Huziel e o Kid”, afirmou. Funcionário de carreira da Assembleia desde 1986, Carlos Manvailer se emocionou ao lembrar do ex-companheiro de trabalho Zelírio Dall’Áglio. “Se hoje eu detenho um pouco de conhecimento na área Legislativa, agradeço ao ensinamentos que recebi do Zelírio, a quem faço uma dedicação ‘In Memorian’ desta medalha que hoje recebo”, completou.

O tenente coronel Marcos Rocha, diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar declarou que “essa comenda que recebo, a considero uma homenagem a todo o Colégio Tiradentes, que tem obtido colocações honrosas nos exames de avaliação que são realizados”. Ele dividiu a honraria com os demais diretores, servidores, professores, pais e aos alunos. “A maior honraria é estarmos contribuindo para a formação de jovens e vendo que a nossa contribuição tem produzido resultados satisfatórios”, completou.

Composição da Mesa

Os proponentes (presidente Hermínio Coelho, deputado Lebrão e deputado Neodi); o comandante da Polícia Militar, coronel PM Paulo César Figueiredo; o diretor geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo; o assessor militar da Assembleia Legislativa, coronel PM Fernando Luiz Prestes e representando a 17ª Brigada de Infantaria e Selva, o major César de Souza.

Autor: Liliane Oliveira e Eranildo Luna

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?