Emater apoia inclusão de mel na merenda escolar

Com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos alunos das escolas municipais de Cerejeiras, extensionistas da Associação de Assistência Técnica e extensão Rural de Rondônia (Emater) deram início à Campanha “Meu dia pede mel”. A atividade visa formar hábitos alimentares saudáveis com inserção de pequenas quantidades de mel na alimentação diária dos alunos. Mais de 300 crianças participaram da atividade.

A apicultura tem se consolidado como importante atividade do ponto de vista econômico, social e ambiental. Como empregadora de mão de obra tipicamente familiar tem favorecido a permanência da família no campo, e contribuído para a geração e aumento de renda com redução da dependência de produtos agrícolas de subsistência tradicionais.

Por ser dependente dos recursos naturais a atividade apícola é um forte fator de preservação da flora nativa. Através do processo de polinização praticado pelas abelhas, é possível garantir a preservação das espécies animais que sobrevivem alimentando-se dessa flora.

Como alimento, o mel produzido pela atividade já mostrou ter múltiplos benefícios à saúde, com alto teor energético, além de ser um excelente antioxidante, nutrindo e firmando a pele. Acreditando nas inúmeras boas ações que o mel exerce no organismo, diversas organizações de apicultores do cone sul do estado de Rondônia vêm discutindo a inclusão do mel na merenda escolar.

Para contribuir com essa discussão, extensionistas da Emater do município de Cerejeiras, em parceria com o Sebrae de Vilhena, deu início à Campanha “Meu Dia Pede Mel”. Essa campanha já faz parte de um movimento nacional deflagrado pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Segundo o palestrante Jocélio Moreira Pedroza, apicultor e gerente da Emater em Cerejeiras, o objetivo do evento foi “atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo assim para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.

Também ministraram palestras o gerente do Sebrae, Rangel Vieira de Melo e o presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Cerejeiras (Apicer), Natalito José Firme, que falaram da importância do mel como alimento e a importância das abelhas na polinização das florestas e plantas frutíferas. Para eles, um grande entrave para o incremento do consumo é o fato de o brasileiro, de forma geral, considerar o mel apenas um medicamento natural útil para as vias respiratórias. “Por isso, o objetivo desta campanha é criar desde cedo novos consumidores, e adquirir o hábito de ingerir alimentos energéticos, nutritivos e saudáveis”.

O evento aconteceu nas escolas municipais de Cerejeiras e contou com a participação de 374 crianças, da faixa etária entre quatro e cinco anos. Durante as atividades foram ministradas palestras lúdicas e participativas com distribuição de cartilhas informativas. Também foram distribuídos sachês de mel produzido pelos apicultores do cone sul rondoniense.

DECOM/GOVERNO/RO.

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?