Emater quer dinamizar ações e aumentar resultados no campo

Gerentes dos escritórios central e regionais da Emater estão reunidos em Porto Velho para definir estratégias de ação no campo para o decorrer deste ano. Tendo por premissa o Planejamento de Assistência Técnica e Extensão Rural elaborado para execução das políticas de governo para a agricultura em 2012, os gerentes discutem as necessidades de inovação, metas e diretrizes para um resultado mais eficiente.

O secretário executivo da Emater, Elisafan Batista de Sales, que recebeu os gerentes no auditório da instituição falou da expectativa do Governo de Rondônia inserir as ações da Emater no desenvolvimento de áreas como a educação formal na zona rural e a saúde no campo, entre outras. Para ele é preciso que os extensionistas se empenhem em cumprir seu trabalho com foco nas metas pré-estabelecidas no planejamento. “Ninguém obtém novos resultados se insistir em velhas ações”, disse o secretário alertando que é preciso acompanhar os avanços e as inovações que os novos tempos oferecem.

Para o secretário adjunto, Francisco Mende de Sá, a Emater já superou as dificuldades de início de mandato e agora precisa intensificar suas ações. “Precisamos colocar as mãos na massa”, disse, enfatizando que as ações da Emater têm que se transformar em benefícios para o campo e para a família rural.

Em rápida passagem pela Emater, o secretário Anselmo da Jesus, da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), enfatizou a necessidade de se investir na modernização das atividades. “O atual modelo de gestão já está ultrapassado. Precisamos mudar e estamos buscando soluções para modernizar e transformar os poucos recursos que temos em grandes”, enfatiza o secretário complementando que a proposta do Governo é mobilizar os agricultores e buscar parcerias para aumentar a capacidade de investimento no setor.

A reunião com os gerentes discute ainda assuntos técnicos e administrativos, com os responsáveis pela Coordenadoria Técnica e de Planejamento (Cotep), José Tarcísio Batista Mendes e Coordenadoria Administrativa e Financeira (Coafi). Hermes José Dias. Paralelamente à reunião, o gerente de desenvolvimento social (Gedas), José de Arimatéia da Silva discutirá com os supervisores e responsáveis pela área animal dos seis territórios de abrangência, estratégia de ação para o fortalecimento de grandes e pequenos animais e dinamização no cumprimento das metas do Programa de Melhoria da Pecuária Leiteira no Estado.

Nesta sexta-feira a reunião seguiu com a discussão da programação para 2012. Entre elas as conferências territoriais de assistência técnica e extensão rural (Ater) e as Feiras agropecuárias, entre outros assuntos.

FONTE/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?