“Conforme falamos, não há previsão de retorno das operações da Azul, em Ji-Paraná”, esse foi o parecer encaminhado pela assessoria de imprensa ao Diário, após indagação sobre regresso dos voos no dia 16 de dezembro. Segundo a Azul Linhas Aéreas há muitas informações desencontradas, entre a administração do Aeroporto e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). A companhia explicou ainda que um dos fatores que ocasionou a suspensão foi a obra de restauração da pista de pouso e decolagem. “Estamos dependendo da conclusão das obras para definirmos a data de retorno”, justificou a assessoria.
Quando se trata dos investimentos e da conclusão das obras no aeroporto, a comunicação entre o diretor administrativo Antônio Crevelaro e Lucio Mosquini, diretor do DER não é das melhores. A única certeza, que paira no ar é que toda a pista tem que estar concluída até dia 10, data, em que a presidenta da República Dilma Rousseff estará desembarcando, com jatos da Força Aérea Brasileira em Ji-Paraná, para entregar títulos de regularização fundiária no parque de exposições.
O diretor do DER Lúcio Mosquini explica que as obras serão antecipadas e que o prazo de liberação seria 15 de dezembro. “Nós temos um Notam, explicando que dia 18 de novembro a pista estará liberada para voos noturnos e diurnos num trecho de 1400 metros, e o mesmo Notam informa que no dia 15 de dezembro estará liberado 1800 metros. Estive agora na pista e já estamos com 1600 metros, é mais do que nos pedimos, acredito que na próxima semana estaremos liberando o restante”, comentou Lucio Mosquini.
A assessoria da Azul explicou que serão quatro voos diretos de Cuiabá para Ji-Paraná, diariamente, operados pelos turboélices ATR 72, com capacidade para 67 passageiros.
Para o Empresário Otelo Castelani, sem esses voos o município deixa de receber grandes investimentos. Segundo ele, se compararmos um trecho de 150 quilômetros em torno de Ji-Paraná e 150 quilômetros em volta de Porto Velho, à demanda de Ji-Paraná é maior que na Capital.
“O aeroporto de Ji-Paraná é fundamental para o desenvolvimento do Estado, por que Ji-Paraná cobre uma região produtiva do Estado, onde está localizado uma grande parte da população. Hoje o nosso aeroporto é extremante importante, por isso da preocupação em vermos essa obra concluída, o quanto antes”, ressaltou Otelo Castelani, empresário.
Com base na tabela da Azul Linhas Aéreas os voos vão transcorrer da seguinte forma, assim que todas as providencias forem concluídas no Aeroporto Municipal.
tabela da Azul Linhas Aéreas
Origem – SAÍDA – DESTINO – CHEGADA
Cuiabá 20h57 Ji-Paraná 22h15
Cuiabá 10h03 Ji-Paraná 11h20
Ji-Paraná 5h40 Cuiabá 9h
Ji-Paraná 11h45 Cuiabá 15h
DIÁRIO DA AMAZÔNIA
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM