EMPRESÁRIO E FORAGIDO DA JUSTIÇA BRASILEIRA MÁRIO CALIXTO É PRESO NA BOLÍVIA

Enquanto autoridades federais, estaduais e municipais da Bolívia e Brasil participavam do encontro de Comitê de Integração de Fronteira em Guayaramerim/Bolívia durante todo o dia desta quarta-feira (20), o empresário e foragido da justiça brasileira, Mário Calixto Filho foi preso.

De acordo com informações, Calixto participava do evento, inclusive chegou a manter contato com autoridades federais brasileiras. Por volta de 18h30min, na sua saída do local do evento, recebeu voz de prisão por cinco policiais bolivianos acompanhados de policiais federais e do delegado da PF em Guajará-Mirim, Júlio Mitsuo Fujiki. Conduzido ao prédio da Polícia Boliviana naquela cidade, Mário Calixto Filho apresentou um documento de refúgio político. A Chancelaria foi acionada para averiguar a veracidade do documento já que trata-se de uma cópia (escaneada) de documento, que tem como o dia 16 de setembro de 2013 a data de emissão. Devido ao horário, ficou para a manhã desta quinta-feira (21), a confirmação do documento apresentado se é válido no país boliviano. O proprietário do jornal “O Estadão do Norte”, Mário Calixto é considerado como foragido no Brasil e diante da situação, embora concretize a validade do documento ainda sim acredita-se que as autoridades policiais bolivianas entreguem o preso aos policiais federais lotados em Guajará-Mirim já que existe uma parceria entre as policiais dos dois países e justamente a prisão ocorreu onde a segurança e o intercâmbio das policiais foram citados no encontro do Comitê de Fronteira.

Mário está foragido desde o dia 5 de junho do corrente ano quando conseguiu fugir de um hospital onde estava internado alegando estar doente. Calixto é acusado de tráfico de influência por, supostamente, tentar isenção fiscal dentro do governo para beneficiar uma quadrilha de contrabandistas. Ele teria recebido dinheiro, cerca de R$ 200 mil, para usar do seu prestígio e influência política para conseguir a isenção fiscal e lavagem de dinheiro. Calixto Filho foi senador pelo PMDB de Rondônia por um ano, após o senador Amir Lando ser chamado para ocupar o Ministério da Previdência, em 2004.

O mamoré

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?