EMPRESÁRIOS DESEJAM INVESTIR EM PISCICULTURA

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente, recebeu na quarta-feira (1º), em Porto Velho, a visita de representantes da empresa Mar & Terra, de Campo Grande (MS), líder nacional na produção de pescados, que pretende investir na piscicultura de Rondônia, onde hoje mantém um laboratório de pesquisas no município de Pimenta Bueno.

“Estamos negociando a vinda da empresa Mar & Terra desde o ano passado, e com os investimentos realizados pelo governador Confúcio Moura na área de piscicultura, além da nova legislação que estimula o setor, os executivos da empresa estão muito interessados em realizar investimentos dentro do nosso Estado, possivelmente ainda este ano”, salientou o secretário Edson Vicente.

Os representantes da Mar & Terra, Nicolas Landolt, Sylvio Santoro Filho e Thiago Ushizima, vieram acompanhados do empresário norte-americano Steven Damato, que representa um importante cliente no mercado varejista dos Estados Unidos. “Acreditamos que peixes amazônicos, como o pirarucu e o tambaqui, desde que criados em cativeiro, por empresas com certificação, como a Mar & Terra, de forma sustentável, possuem um potencial muito grande de consumo dentro dos Estados Unidos”, afirmou Steven Damato.

Condições ideais.

“Rondônia tem todas as condições de clima, solo e água em abundância para produzir pescados de excelente qualidade e agradar o paladar do consumidor dos Estados Unidos e de outros importantes mercados mundiais”, destacou o diretor Nicolas Landolt, que ainda este ano pretende anunciar investimentos dentro do Estado.

A produção de peixes como o tambaqui e o pirarucu vem crescendo muito rapidamente em Rondônia, o que está atraindo o interesse dos investidores. De acordo com o secretário Edson Vicente, após o início do programa Água Produtiva, em meados do ano passado, Rondônia vem batendo recordes de produção de pescados.

“Em 2010, produzimos 10 mil toneladas. Em 2011, dobramos estes números com os incentivos dados pelo Governo do Estado, e atingimos a marca de 20 mil toneladas. E agora, até o final de 2012, deveremos chegar ao número recorde de 30 mil toneladas”, explica Vicente. “Temos um importante mercado em Manaus, porém existem outros mercados que empresas como a Mar & Terra já possuem um canal de vendas aberto, tanto no sul do país como no exterior”, observa Vicente.

O executivo Sylvio Santoro Filho confirma o interesse. “Temos um grande mercado aberto para o tambaqui e outros pescados amazônicos nos principais centros do país e já somos atuantes no exterior, tendo recebido inclusive um importante prêmio na Bélgica com o pirarucu, então nosso interesse é muito forte em investir dentro do Estado”, explica.

“Nos próximos anos, Rondônia deverá se tornar o primeiro estado em produção de pescados no país”, prevê Vicente. “O governador Confúcio Moura tem plena confiança que, após a formação dos lagos nas represas do Rio Madeira, teremos condições ainda maiores de produzir e abastecer esse gigantesco mercado consumidor potencial, atingindo cerca de 80 mil toneladas de pescados por ano”, conclui o secretário da Sedes.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?