Signatária da sessão solene em Vilhena para homenagear os alunos vencedores das olimpíadas de português e matemática e das escolas que receberam os melhores índices do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Escola Básica, a deputada Epifânia Barbosa (PT) disse que o reconhecimento que a Assembléia Legislativa faz das escolas e dos alunos e uma forma de incentivar a educação em prosseguir melhorando as metas e os índices educacionais. O evento ocorreu nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Vilhena e contou com representantes de escolas e alunos vencedores das olimpíadas. Ela presidiu a solenidade em Vilhena que também contou com a participação de autoridades municipais e representes dos municípios cujas escolas foram homenageadas por conta do índice alcançado.
Ela disse que a opção pelo parâmetro nacional tendo por base o IDEB foi porque abrange o coletivo e ao mesmo tempo premia individualmente cada profissional. “Temos desafios tremendos na área da educação, desde a valorização profissional, mas também a educação no dia a dia, no convívio do aluno professor. Acompanho o trabalho de algumas escolas que convivem com problemas sociais onde o reflexo acontece dentro de sala de aula, o que dificulta o desenvolvimento tanto do estudante quanto do próprio professor”. A razão para trazer o evento para Vilhena, segundo a parlamentar foi porque a maioria das escolas que tiveram bom desempenho se localizam entre Cacoal e Vilhena.
A deputada disse que reconhece o trabalho e os desafios dos profissionais, principalmente de instituições menores, muitas vezes sem perspectivas de atuação, entretanto o resultado e muito superior de instituições com maiores possibilidades. Ela destacou a Lei de Gestão Democrática nas escolas, uma proposta que partiu dela e do deputado Luizinho Goebel e o governo de Rondônia se comprometeu em avaliar e aprovar a regulamentação. “Como educadora tenho alegria de ver estes índices, mas sabemos dos desafios e da persistência dos profissionais de educação em buscar cada vez mais proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, objetivo da escola”, disse.
Vitor Paniagua.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM