A diretora da Escola do Legislativo, Maísa Soares de Oliveira Rocha, explicou nesta quarta-feira (16) que neste mes foram retomados os cursos ministrados no interior. Segundo ela, neste ano a instituição se aproximou muito da comunidade, interagindo com a população, como orientou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD).
Em Jaru foram ministrados cursos de técnicas de vendas e marketing, pintura decorativa e oratória. Agora a equipe da Escola do Legislativo está em Ji-Paraná ministrando cursos de oratória e pintura decorativa. Entre os próximos dias 21 e25, aequipe estará em São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé ministrando cursos de responsabilidade fiscal e pintura decorativa.
Maísa Rocha agradeceu aos instrutores Aldo Dias, Francisco Tavares e Léia Marques, que seguiram para o interior para ministrar os cursos. Ela adiantou que na sexta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento à Violencia Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Escola do Legislativo estará nas escolas Duque de Caxias e Barão do Solimões, em Porto Velho.
A Escola do Legislativo iniciou em 2011 um trabalho de prevenção e combate ao bullying escolar, com a distribuição de uma cartilha orientando estudantes. Na sexta-feira será dado continuidade a esse trabalho. Nas duas escolas estaduais serão desenvolvidas atividades mostrando direitos e deveres dos adolescentes e também prevenção e combate ao bullying.
Na próxima segunda-feira (21) haverá entrega de premiação a alunos do primeiro turno, do segundo ao quinto ano da escola Murilo Braga, que apresentaram as melhores redações de prevenção e combate ao bullying. As atividades começam a partir das 10 horas, na Escola do Legislativo.
Na próxima semana estará na Assembleia Legislativa a programação de cursos para o mes de julho, para início das inscrições. Além dos cursos que já são oferecidos, serão acrescentados introdução à gestão pública; comunicação parlamentar – abordagem prática e gramatical; assessoria parlamentar e secretariado executivo.
No final deste mes as vagas que não forem preenchidas pelos servidores da Assembleia estarão disponíveis à comunidade. Outra novidade é que a Escola do Legislativo está funcionando à noite, com informática básica. Também está sendo desenvolvido um trabalho com a terceira idade, com introdução à Libras (linguagem de sinais), informática básica e novo começar: aspectos biopsicossociais do envelhecer.
Autor: Nilton Salina.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.