Em reuniões realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas que estão sob a jurisdição da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Vilhena apresentaram os resultados alcançados por meio das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e Plano de Melhoria da Escola (PME) no ano letivo de 2012.
Na quarta-feira, o encontro ocorreu no laboratório de informática da Escola Manuel Bandeira, em Colorado do Oeste, com representantes das escolas da rede estadual do município-sede e de Cabixi. Um dia antes, os gestores escolares de Vilhena e Chupinguaia se reuniram no auditório da CRE/Vilhena com o mesmo objetivo. As professoras Marli Fetisch e Andréia Batista, técnicas do setor de projetos da CRE/Vilhena administraram as atividades nos dois dias de socialização das ações do PDE/PME, dos quais participaram gestores de 28 estabelecimentos de ensino.
Entre as dezenas de projetos exitosos, que contribuíram para a elevação das estatísticas de aprovação, especialmente na disciplina de Língua Portuguesa, destaque para os de leitura e escrita mostrados pela maioria das escolas, a exemplo do “Vem Vindo Histórias”, desenvolvido com alunos do 1° ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Julieta Vilela Veloso, de Colorado do Oeste.
“Pretendíamos desenvolver nos alunos o gosto e o prazer pela leitura. Esforçamo-nos para causar encantamento através da contação e interpretação de histórias. Conseguimos ótimos resultados. As notas dos alunos do 2º ao 4º ano na disciplina de Língua Portuguesa aumentaram. E o número de empréstimos de livros teve um salto, chegando a dois ou três por aluno ao dia”, disse emocionada a coordenadora do projeto, professora Érica Jaqueline Pizapio Teixeira. “É muito gratificante ver os olhos das crianças brilharem a cada nova história. Não tem dinheiro que pague essa experiência.”
Texto e fotos: Jovino Lobaz / Ascom Seduc
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM