ESCOLAS MUNICIPAIS CUMPREM META E EXAME NACIONAL COMPROVA AVANÇOS

A rede municipal de ensino da cidade de Vilhena superou a meta estabelecida para o ano de 2011. O exame foi aplicado pelo Ministério da Educação, que periodicamente verifica o nível de ensino oferecido em todas as escolas brasileiras. E o avanço verificado em Vilhena, no ensino fundamental, foi superior os estabelecido, tanto para as séries iniciais como para as séries finais. A expectativa era de que os alunos da rede municipal alcançassem 4,6. No final os estudantes obtiveram a nota média de 5,2.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o IDEB municipal alcançou a nota 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011, como também superou a meta de 4,9, que deveria ser alançada apenas em 2013. Nos anos finais atingiu 4,6 sendo que a meta era de 4,4. Para a diretora da Escola Marcos Donadon, Regina Maria Moreira Gozzi, foi resultado de muito trabalho: “Nós pegamos a escola com nota 3,6 em 2009, então o avanço para 5,2 é maravilhoso”.

Entre as escolas que superaram as metas do IDEB para as séries iniciais estão a Castelo Branco (5,4); Ivete Brustolin (5,4); Martim Lutero (5,0) e Dalila Donadon (5,0). Nas series finais os destaques são para as escolas Marcos Donadon (5,2) e Angelo Mariano (5,1).

O prefeito José Rover comemorou os resultados alcançados. De acordo com ele, os índices são resultado dos investimentos feitos na rede municipal de ensino durante os últimos três anos. Neste período o foco principal, além da ampliação das vagas, foi a melhoria na qualidade de ensino, qualifica e valorização dos profissionais da educação. “Foram vários fatores, mas a preocupação em oferecer um ambiente agradável e eficiente para a aprendizagem, com professores qualificados, está dando os primeiros resultados”, afirmou o prefeito.

O IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede aumente são considerados fatores como a freqüência, taxas de aprovação e o efetivo aprendizado.

SEMCOM

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





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