O secretário de Saúde Vivaldo Carneiro e representantes da Atenção Básica de Saúde do município de Vilhena, receberam nesta quinta-feira2, avisita das equipes da Seas (Secretaria do Estado de Assistência Social) e Sesau (Secretaria de Estado da Saúde). O objetivo da visita foi oficializar uma parceria entre estado e município para a realização da primeira etapa do Programa “Mãezinha Rondoniense”, que faz parte do Plano Futuro lançado pelo governador Confúcio Moura para erradicação da pobreza e da extrema pobreza em Rondônia.
A visita se dividiu em três etapas: a primeira foi o encontro entre o coordenador estadual do programa “Mãezinha Rondoniense”, doutor Alexandre Muller, e também do técnico da elaboração do projeto, Leonardo Rocha, e as secretarias de Saúde e Assistência Social do município que executarão o projeto em Vilhena.
A segunda etapa foi apresentar ao prefeito Zé Rover as ações desse programa que atenderá as gestantes do município que encontram-se em situação de pobreza e de extrema pobreza, oferecendo às futuras mamães, cursos profissionalizantes, associativismo, e a oportunidade de se tornarem empreendedoras, reinserindo-as no mercado de trabalho.
A última etapa da visita foi conhecer algumas Unidades de Saúde do município que oferecem atendimento às gestantes, e aplicar um questionário as enfermeiras que acompanham as grávidas durante o pré-natal.
Durante a visita, o secretário Vivaldo salientou que antes toda atenção era voltada para o setor hospitalar, mas hoje com o apoio da prefeitura, estamos reorganizando e reformando as Unidades de Saúde e investindo na medicina preventiva.
Entenda o que é o Plano Futuro
O Plano Futuro de erradicação da pobreza e extrema pobreza em Rondônia é um plano de estado integrado, que visa promover o desenvolvimento inclusivo, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social. De acordo com o governo esse é o maior projeto de ação social da região norte que prevê ações simultâneas de inclusão social e desenvolvimento. Entre os programas do Plano Futuro estão previstos para serem implantados até o mês de março outros projetos na área de saúde, assistência social, inclusão produtiva, qualificação profissional e fortalecimento das redes sócio assistenciais, entre outras ações.
SEMCOM/VILHENA.
FONTE/HOJERONDONIA.