ESTRADAS ESTADUAIS PRONTAS PARA O INVERNO AMAZÔNICO

O período de chuvas está começando na região Norte do Brasil. Com a chegada inverno amazônico, a atenção redobrada às estradas estaduais não-pavimentadas é exigência do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini.

O engenheiro garante que as estradas estaduais estão prontas para suportar as chuvas do inverno amazônico. De acordo com o diretor, essa confiança decorre de dois anos de trabalhos do Projeto Estradão, que visa o patrolamento, encascalhamento e abertura lateral de 100% das estradas estaduais não-pavimentadas. Também fazem parte do Estradão, a substituição de pontes velhas de madeira por pontes e bueiros de concreto e por bueiros armcos (tubos metálicos); a eliminação de curvas perigosas e morros elevados; e a sinalização das estradas.

No Projeto Estradão, acrescenta o diretor, as estradas recebem técnicas de engenharia para o escoamento de águas pluviais do leito da rodovia. Toda a técnica, segundo ele, no sentido de não empossar água nas estradas.

“O governador Confúcio Moura investiu na estruturação do parque de máquinas do DER, para que o órgão pudesse melhorar a qualidade das estradas estaduais (sem asfalto). O principal beneficiado é o homem do campo, que pode produzir e ter a certeza que seu produto chegará ao mercado consumidor”, ressalta Mosquini.

O diretor frisa que em dois anos realizando o Projeto Estradão, foi possível identificar os pontos críticos de cada estrada. Ele destaca que, o Departamento mantém 11 Residências Regionais instaladas em pontos estratégicos. Cada Regional fica responsável pela recuperação de uma quantia de quilômetros de estradas.

“Cada Regional identificou os pontos críticos de atoleiros, alagamentos, de pontes velhas, de curvas perigosas e de morros elevados. Em seguida o trabalho foi executado de forma específica”, salienta o engenheiro.

Dessa forma, o diretor afirma que as estradas estaduais estão em boas condições e que o Departamento está pronto para prestar apoio a qualquer emergência que venha ocorrer por causa do período de chuvas.

Texto: Nilson Nascimento – Assessoria DER.

FOTO: WILMER G. BORGES.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?