ESTUDANTES DESENVOLVEM PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

No último sábado, estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), divulgaram e comercializaram os produtos desenvolvidos por eles, através do programa Miniempresa da Junior Achievement. A exposição foi feita no segundo piso do Porto Velho Shopping, em Porto Velho, atraindo a atenção de quem passeava pelo lugar.
A Junior Archievement é uma associação educativa sem fins lucrativos que está presente em todo o Brasil, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
De acordo com Leila Barreto, coordenadora interina do Miniempresa em Rondônia, o Programa faz com que os jovens visualizem como realmente uma empresa funciona, já que durante o processo, iniciado em outubro deste ano, os alunos tiveram palestras e aulas com profissionais capacitados de diversas áreas, como empreendedorismo e marketing. “Duas jornadas por semana, cada uma com duração de mais de 3 horas, em horário alternado com o das aulas regulares”, conta.
No projeto, foram criados dois grupos, que formaram as equipes “Pra levar” e a “Iluminaê”.
Ivana Brito Magalhães, 17 anos, é estudante do 2º ano do Ifro e faz parte, com mais 11 pessoas, da miniempresa “Pra Levar”. O grupo criou um suporte para notebook. “Ele é dois em um. Ele pode ser uma almofada ou um suporte de notebook. O nosso suporte é feito com açaí e babaçu, sementes da nossa região, que valorizam o nosso estado”, destacou a estudante, contando que a utilização de materiais sustentáveis é uma característica do projeto.
A jovem garante que o produto teve a aceitação do público: “as pessoas gostam justamente por ter essa característica da região”.
Heloise Araújo Marques, 16 anos, também estudante do 2º ano do Ensino Médio do Ifro, faz parte da segunda equipe, a  “Iluminaê”, formada por 30 jovens.
A estudante conta que decidiu participar do Miniempresa a partir do incentivo que recebeu da professora de Português. E garante não ter se arrependido. “[O projeto é] Muito bacana, é algo que prende muito a atenção, principalmente por ser totalmente novo pra mim. A gente participa de todos os processos exatamente como tem em uma empresa. E isso deixa a gente fascinado”, diz sorrindo.
Para chegar até a luminária, feita com palitos de picolé e barbante, ela conta que foi feito uma vasta pesquisa de modelos já existentes no mercado, com o intuito de inovar no design da peça.
Mas as conquistas da equipe não param por aí: a “Iluninaê” vai representar Rondônia na etapa nacional do Prêmio Miniempresa 2013, que acontecerá de 8 a 11 de dezembro em Brasília. “Eu nunca viajei por um evento, para representar meu Estado.  A gente vai dar o nosso máximo e levar nossos produtos para serem divulgados para pessoa do Brasil inteiro”.
Com o encerramento das atividades dessas turmas, em dezembro, a Júnior Archievement deixa as miniempresas livres para seguirem seus caminhos no mercado. E a ideia agrada as estudantes.
“A gente pretende patentiar a nossa ideia. Estamos usando açaí, um material que nunca se usou para fazer suporte de notebook. Não sei se todos da equipe irão continuar, mas já existem pessoas que mostraram essa vontade, como eu, e a gente quer trabalhar com encomendas”, garante Ivana. 
Já os integrantes da “Iluminaê” prometem sentar e decidir sobre o futuro da empresa, mas já assumem que a ideia é continuar com os trabalhos. “Vamos esperar passar essa Feira em Brasília e depois vamos conversar”, finalizou Heloise, a jovem empreendedora.

Trabalhos serão ampliados em 2014

Carlos Machado, Presidente do Conselho Diretor da Júnior Archievement, também esteve presente acompanhando a divulgação dos produtos dos estudantes no Porto Velho Shopping. Para Carlos, o incentivo e o estímulo ao empreendedorismo gera resultados: “já temos relatos de experiências que mostram que, a partir deste trabalho desenvolvido, vários alunos acabaram empreendendo de forma maior, abrindo empresas e se consolidando”, comemora.
De acordo com o Presidente, os trabalhos irão continuar em 2014 e se possível com um número maior de empresas. “Fora esse [Miniempresa], a Junior possui vários outros programas, todos eles voltados para o ensino fundamental e para o ensino médio, sempre estimulando o empreendedorismo”.


Empresas privadas apoiam o empreendedorismo

A Junior Archievement é mantida pela iniciativa privada. Em Rondônia, conta com diversos apoiadores, entre eles Augusto Pellucio, diretor executivo da Faculdade Porto/FGV. De acordo com Augusto, a Porto/FGV está entre os mantenedores do programa desde 2008. “Eu já fui duas vezes para o encontro nacional de conselheiros e depois que eu fui a primeira vez, decidi não parar mais de apoiar”, conta. Perguntando sobre o porquê desse incentivo, ele utilizou as palavras do Dr. Jorge Gerdau, um dos primeiros mantenedores da associação: “Se a gente quer mudar o país, a gente tem que formar mais empreendedores. O bons empreendedores que são os motores da sociedade”. 
Ainda de acordo com Augusto, neste ano, a Junior Archievement conseguiu ampliar o programa. “A gente ficou vários anos sem conseguir por conta da falta de voluntários, falta de empresas apoiadoras, mas a partir de agora, a proposta é só ampliar as ações”.
Empresas mantenedoras e parceiras são: Sebrae, Faculdade Porto/FGV, Porto Velho Shopping, Gerdau, Zoghbi Negócios Imobiliários, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Subway, Lidero, Iguaçu contabilidade, Dydyo e IEL.Sobre a Junior Archievement 
As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. No Brasil, já foram 3 milhões de alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável. A associação está presente em Rondônia desde 2006 e o programa Miniempresa foi desenvolvido pela primeira vez neste ano.
Larissa Tezzari-ASSESSORIA
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM




Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?