EUCATUR COMEMORA 49 ANOS

A Eucatur (Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda) completa 49 anos neste domingo de Páscoa e a comemoração foi antecipada para a quarta-feira em Porto Velho com um café da manhã compartilhado com funcionários do grupo, realizado na sede da empresa. O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton di Franco, representou o prefeito Mauro Nazif na ocasião. O evento foi iniciado com uma missa e contou com a presença do presidente, Assis Gurgacz, fundador do empreendimento iniciado em 1964 com apenas um ônibus que percorria uma linha de 20 quilômetros no interior do Paraná e rompeu o Século XXI transportando mais de 270 mil passageiros por dia, percorrendo 60% do território nacional e cobrindo 23 estados brasileiros, além da Venezuela e da Bolívia. Atualmente, a Eucatur conta com 13.500 funcionários.

A história da Eucatur se confunde com a de Rondônia. A empresa foi responsável pelo transporte de milhares de brasileiros que se deslocaram para o então Território Federal transformado em Estado em 1982. “Os nossos ônibus trouxeram para a Amazônia os sonhos de uma vida melhor para pequenos produtores que apostaram na nova terra. No contingente vindo do sul do País, estavam pessoas importantes para a nova unidade da federação, como vereadores, prefeitos, deputados e dois governadores”, ressalta Assis Gurgacz.

Eram tempos difíceis aqueles, lembra o empresário. Na estação das chuvas, os ônibus levavam mais de uma semana de viagem entre Mato Grosso e Rondônia, pela BR-364, na época ainda sem pavimentação. O asfalto só chegou em 1982. Durante o período de estiagem, a viagem durava três a quatro dias. Mas os buracos, o lamaçal e os atoleiros não eram os únicos problemas. “Certa vez, em Ariquemes, 23 dos 42 funcionários foram hospitalizados, acometidos de malária”, relata. “Nesta ocasião, cheguei a pensar em desistir, por causa do sacrifício dos funcionários. Levantei esta questão com eles e a resposta foi de que continuariam o trabalho, mesmo com os percalços”. Assis Gurgacz ressalta que “a Eucatur cresceu graças aos funcionários que vestiram a camisa da empresa e esta dedicação não tem preço”.

Negócio de família

A empresa que iniciou suas atividades com a força de trabalho da própria família – o negócio era gerido por Assis Gurgacz e a esposa, Nair Gurgacz, que além de gestora, servia comida para os funcionários – hoje conta com 13.500 funcionários e uma das melhores frotas de ônibus do país, sendo a detentora das maiores linhas, em extensão, regulares de transporte rodoviário de passageiros do Brasil. O grupo também oferece o serviço de Encomenda Express, para cargas de pequeno porte, e atua no transporte coletivo de Manaus. “A Eucatur procura estar se atualizando e renovando sua frota de ônibus e veículos de encomendas e passeios anualmente, trazendo sempre novidades em tecnologia, conforto e principalmente segurança”, acrescenta o empresário.

ANA ARANDA.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?