Recentemente, o ex-prefeito de Cerejeiras, Kléber Calisto de Souza, teve as contas de 2012 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo o conselheiro relator Paulo Curi Neto, aconteceram diversas irregularidades como a cobrança judicial e administrativa não satisfatória da dívida ativa, excessiva alteração orçamentária, remessa intempestiva de documento, aumento de despesa com pessoal, nos 180 dias finais de mandato e desequilíbrio financeiro da gestão.
Por isso, houve parecer unânime pela reprovação das contas e a determinação à prefeitura para correção e prevenção. Por isso, o atual prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, deve fazer algumas importantes mudanças no Executivo Municipal. “Deixe de proceder a excessivas alterações na Lei Orçamentária Anual, em contrariedade ao princípio da programação; Incremente, ainda mais, a arrecadação, judicial ou administrativa, dos créditos inscritos em dívida ativa, de forma a diminuir o saldo acumulado e de evitar a prescrição; Deixe de realizar despesa sem prévio empenho e abstenha-se de anular irregularmente empenhos concernentes às obrigações previdenciárias, energia elétrica, água, correios, imprensa, etc”.
O teor da decisão será encaminhado para a Câmara de Vereadores de Cerejeiras que vai apreciar os documentos e decidir se aceitam ou não o parecer do Tribunal de Contas do Estado.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM