Num gesto de paranoia, como se estivesse chefiando um inquérito policial, o “Delegado Araújo” assume o papel de inquisidor e faz ameaças, sem citar nomes: “Estou de olho em vocês, vou metê-los na cadeia, nem que seja a última missão da minha vida”
Os últimos dias do agora ex-prefeito Arismar Araújo de Lima na administração do município de Pimenta Bueno, sobretudo no mês de dezembro, foram especialmente tensos. Conhecido pela alcunha de “Delegado Araújo”, nos últimos seis anos o gestor comandou o município de 35 mil habitantes com “mão de ferro”. Antes de se despedir oficialmente de seu mandato, porém, Araújo utilizou seu perfil nas redes sociais para fazer ameaças e prometer vingança contra seus desafetos.
Durante os festejos natalinos, o delegado aposentado postou uma foto na piscina de sua casa, ao lado dos filhos, mas sua mensagem estava longe de ser cristã. “Eles estão tramando contra Pimenta Bueno e eu estou aqui com meus filhos”, escreveu, sem citar nomes. “Vou pegar vocês, detratores da nossa cidade”, prosseguiu, em tom de ameaça. “Estou de olho em vocês, vou metê-los na cadeia, onde deviam estar! Criminosos!”.
Em outra mensagem nas redes, Araújo é ainda mais ameaçador, e se refere de modo bastante pessoal a um de seus desafetos. Num misto de paranoia e autossuficiência, age como se estivesse dirigindo um inquérito, ao mesmo tempo em que assume o papel de acusador, se colocando acima do bem e do mal:“Vou pegar você, te ajeito, moleque!”, deixando transparecer que, ao menos em seus pensamentos, poderia até vir a praticar um atentado. “Você arrumou o maior inimigo que você já teve”, ameaça, usando um linguajar típico de quem está habituado a viver no submundo do crime.
RADICALIZAÇÃO POLÍTICA
Nos últimos dias do mandato, Arismar Araújo usou as redes sociais para atacar os vereadores de Pimenta Bueno e insuflar seus seguidores contra projetos de lei contrários aos seus interesses. O radicalismo político ficou evidente na votação do projeto de lei da Câmara Municipal que rejeitou as contas do prefeito. Antes da realização das sessões, nos dias 9 e 11 de dezembro, Arismar Araújo instigou os apoiadores a ocuparem o plenário da Câmara.
O prefeito passou a atacar os vereadores especialmente depois que o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia passaram a questionar as decisões tomadas por Araújo na administração municipal.
BRIGA POLÍTICA DO PREFEITO PREJUDICA MORADORES
Um exemplo recente da mudança de comportamento do prefeito em relação a antigos apoiadores e à própria população foi a retirada de 180 manilhas que estavam espalhadas desde o mês de maio pela rua Machado de Assis. As manilhas seriam colocadas a pedido do vereador, a fim de prevenir as enchentes nos meses de chuva. Mas, para surpresa e espanto dos moradores, logo após o período eleitoral, o ex-prefeito mandou recolher tudo.
“As manilhas foram levadas embora por um caminhão da própria prefeitura, sem qualquer aviso”, denunciou o PM aposentado Silvio Cerqueira, que é morador antigo da localidade. “Ao invés de colocar as manilhas embaixo da terra, o prefeito mandou levar tudo embora, só Deus sabe pra onde”, denunciou. “Fica patente que a gente só serve mesmo é pra pagar imposto, pra votar em período eleitoral e ser enganado”, relatou o aposentado, que concluiu: “É lamentável!”
Fonte e Foto: Sandro André/Jornalista