FIERO comemora 25 anos com lançamento do livro A Saga de uma jovem indústria

Com o salão de convenções da Casa da Indústria lotado de empresários, autoridades, colaboradores, diretores, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho e profissionais da imprensa, o presidente Denis Roberto Baú lançou na manhã desta sexta-feira, 16, o livro “A Saga de uma jovem indústria”, em comemoração aos 25 anos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). O objetivo principal da obra é registrar para a história os principais acontecimentos que marcaram o desenvolvimento industrial e a atuação da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia ao longo de duas décadas e meia.

O livro conta a trajetória do Sistema FIERO e sua importância dentro do contexto histórico e econômico do Estado. Importância ressaltada nos discursos proferidos pelos ex-presidentes da instituição homenageados durante o evento – Júlio Miranda e Miguel de Souza.  Na ocasião também foram citados o primeiro presidente Frederico Simon Camelo (1986-1990) e Euzébio Guareschi, que antecedeu Denis Baú à frente da Federação.

Miguel de Souza (1990-1998), segundo presidente da FIERO, proporcionou as primeiras discussões sobre a saída do pacífico e a construção das usinas do Madeira. Foi com este dinamismo que ele reuniu um grupo de empresários rondonienses para a missão ao Peru. Miguel de Souza entendia que esta ligação com o mercado andino seria o grande vetor de desenvolvimento para a economia rondoniense.

Em 1998, assumia a presidência da FIERO o empresário Júlio Augusto Miranda Filho. Durante sua gestão, o estudo das cadeias produtivas e levantamento das potencialidades do MERCOESTE demonstraram, pela primeira vez, os principais gargalos produtivos do Estado. Também trabalhou pela interiorização do Sistema FIERO, com a implantação de Unidades de atendimento ao trabalhador da Indústria em outros municípios.

Também foram homenageados os colaboradores mais antigos da instituição representando todos os colaboradores presentes e os que já integraram os quadros da Federação neste período, e sem os quais não seria possível a realização de todo este trabalho, com a entrega também de um exemplar do Livro do Jubileu de Prata da FIERO. Entre eles, José Roberto de Mello e Silva (SENAI); Maria Regina Ferreira de Freitas (SESI); Cely Luiz da Silva Guimarães (IEL) e Vera Cristina Costa Monteiro Motomya (FIERO).

“A Saga de uma jovem indústria” apresenta em suas páginas informações significativas sobre o quanto à indústria rondoniense cresceu em mais de duas décadas de atividades do Sistema FIERO, fundado em 27 de junho de 1986.

O presidente Denis Roberto Baú lembrou que nestes 25 anos, a Federação empreendeu importantes ações voltadas ao crescimento, inovação, avanços tecnológicos e capacitação profissional. Á frente da FIERO desde 2009, Baú ressalta que anos de parcerias e ações fizeram as indústrias rondonienses promoverem o desenvolvimento do Estado, destacando-se no cenário nacional e internacional.

“A Federação tem sido desde o princípio, uma indutora do desenvolvimento buscando levar a visão da indústria aos organismos públicos e privados. Nosso objetivo é buscar mecanismos de defesa dos interesses não apenas de um segmento ou de uma empresa, mas de todos os setores produtivos industriais, com o propósito de aumentar a sua competitividade”, declara.

Fonte/hojerondonia.com.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?