O Grupo de Operações Especiais (GOE) e agentes penitenciários iniciam na próxima quarta-feira um treinamento no novo presídio construído às margens da BR 364 em Vilhena – saída para Cuiabá que será inaugurado em breve. A informação foi repassada pelo Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Pm. Paulo Sérgio Vieira Gonçalves na tarde de ontem.
As obras do novo presídio já estão concluídas e o funcionamento depende única e exclusivamente da autorização do governo do Estado. Considerado um dos mais modernos e seguros, o novo presídio terá capacidade para 278 detentos e custou aos cofres públicos do Estado R$ 13 milhões.
O GOE irá fazer o treinamento para conhecer todo o sistema de segurança, a funcionabilidade do novo equipamento público. Lá os Agentes Penitenciários não precisarão mais ter nenhum contato físico com os detentos para colocar ou retirar das celas, bem como para o banho de sol.
Tudo é manuseado mecanicamente na parte superior às celas, com visão integral dos detentos 24 horas por dia.No novo presídio o preso não terá contato físico com seu advogado. A conversa entre os dois será feita pelo interfone e dividida a sala por uma repartição de vidro blindado.
DIÁRIO DA AMAZÒNIA
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM
FOTOS: WILMER G. BORGES