Vilhena ganha o mais moderno presídio do Norte do Brasil…
Na próxima terça-feira (30), o governador Confúcio Moura estará em Vilhena para inaugurar o mais moderno presídio da região Norte, o Centro de Ressocialização Conesul. Este é a segunda unidade construída pela administração de Confúcio em Rondônia, e outras três estão em andamento nos municípios de Buritis, Ariquemes e Machadinho. A obra foi feita com recursos do próprio Estado.
Com padrão moderno e funcional, feito nos moldes norte-americano, a unidade tem capacidade para 256 detentos e mais 12 vagas para o regime disciplinar. Além das celas com oito leitos, banheiro com vaso de metal, pia e espelho (adesivo reflexivo), a unidade conta com quatro salas de aulas para cursos do ensino regular e profissionalizantes, um espaço amplo para o banho de sol e refeitório. As refeições não serão feitas nas celas.
Por se tratar de uma instituição de segurança máxima, os presos não terão contato direto com os advogados. Para isso foram feitos parabólicos (cabines com interfones) para os contatos. Os agentes não usam armas para lidar com os detentos. O armamento ficará guardado em uma sala especial e só será usado em caso de emergência. Não será permitido o uso de tabaco por ninguém da comunidade, seja preso ou servidor. Os fumantes terão tratamento oferecido pelo Estado.
Mas a modernidade desse presídio não está apenas na segurança. A unidade dispõe de dois espaços para receber empresas (fábrica de colchões, gráfica, malharia etc.), que queiram utilizar a mão de obra dos apenados e, em contrapartida, ajudar na ressocialização. Além do salário que a empresa paga aos trabalhadores, fará um repasse de 20% ao sistema para reinvestimento, diminuindo assim os gastos públicos. Um terceiro espaço é destinado à fabricação de meio-fio, manilha ou bloquetes para as obras de infraestrutura das prefeituras ou governo.
Outra novidade é a diminuição dos gastos com refeição. Existe um espaço para a implantação de uma cozinha industrial, que o Estado deverá adquirir e não precisará mais terceirizar a alimentação. O gasto com energia elétrica também terá diminuição. O material utilizado na construção é especial, e mantém a temperatura regular no frio ou no calor.
Segundo o assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Estado da Justica (Sejus), Juraci Duarte, o moderno sistema adotado na configuração dos novos presídios de Rondônia, além da segurança pra sociedade, tem o foco maior na ressocialização dos cidadãos, através da educação com ensino técnico profissionalizante, incentivo ao trabalho e renda. Juraci Duarte passou por treinamento de especialização em Gestão Penitenciária nos Estados Unidos.
Dejanir Haverroth – Decom/Vilhena.
FOTOS WILMER G. BORGES.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM