O governador Confúcio Moura (PMDB) esteve na tarde de terça-feira (30) em Vilhena para a inauguração de um novo presídio, localizado na saída para Cuiabá (MT) fora da área urbana do município. O Centro de Ressocialização Cone Sul tem capacidade para abrigar 256 detentos e outros 12 para regime disciplinar especial.
Ao discursar na solenidade de inauguração o governador destacou o trabalho do deputado Luizinho na localização do novo presídio. Segundo Confúcio foi o deputado que se empenhou em localizar e negociar uma nova área com segurança para que o presídio não fosse construído em área urbana, como estava previsto originalmente. Segundo o governador o deputado Luizinho correu atrás de uma nova área, propôs uma permuta com o dono da terra e o governo acatou depois que ele o convenceu de que o local era o mais viável.
O novo presídio é um marco na arquitetura prisional. O modelo e o regime foram copiados do modelo americano, com espaço para a qualificação profissional dos apenas e progressão de pena. A cadeia foi construída em tempo recorde, graças ao sistema pré-moldado. Basicamente os agentes penitenciários não tem nenhum comunicação com os presos uma vez que o sistema é automatizado. O esgotamento sanitário é tratado e não oferece risco ao meio ambiente. Custou cerca de R$ 13 milhões aos cofres estaduais.
Luizinho disse esperar que o governo amplie o presídio para que todos os demais presos que ainda estão na antiga cadeia localizada no centro de Vilhena possam cumprir pena num local onde possam ser ressocializados para retornarem à sociedade. “Gostaríamos de estar participando da inauguração de escolas, hospitais, praças públicas, mas como homens públicos não podemos fugir da responsabilidade de dar segurança para a sociedade”, disse o deputado. Ele disse também que a área permutada tem 7.6 hectares, quando a antiga área tinha apenas 2.8 hectares, o que vai permitir ao governador a ampliação do presídio para que todo o sistema prisional possa estar concentrado no local e para que onde ainda hoje está a cadeia pública abrigue uma escola modelo de tempo integral.
ASSESSORIA.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM