Para tratar sobre o andamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura esteve reunido na manhã desta quarta-feira (15), no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar como diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia, Rodrigo Stabeli, com o diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando, com o vice-diretor de Gestão da Fiocruz, Ricardo Godói e com o diretor do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (Cepem), Maura Tada.
A instalação da fundação é um sonho antigo da comunidade científica que atua em Rondônia e encontram dificuldades constantes. A proposta é criar uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, colocando Rondônia no centro da produção científica nacional e internacional.
O governo recebeu da União um terreno localizado na BR364, no KM 5, onde será construído o centro de pesquisa, mas falta ainda o projeto básico. “Viemos pedir o apoio do governador Confúcio Moura para, através do Deosp, elaborar o projeto básico, que devemos apresentar até o dia 30 de abril”, disse Stabeli.
O governador fez todos os encaminhamentos para a equipe verificar junto ao Departamento de Obras e Serviçps Públicos (Deosp), a elaboração do projeto e disse que tudo agora é questão de tempo. “O tempo é curto e temos pressa. Há uma desigualdade grande na região Amazônica em relação ao centro-oeste e sul do país. E vamos lutar para reverter essa situação. Estamos trabalhando na montagem do conselho curador, verificando nomes para esse antigo sonho se tornar real. Agora é só uma questão de tempo”, disse Confúcio.
Os pesquisadores acreditam que a fundação é a solução não só para os pequenos problemas, mas é peça estratégica e fundamental para o processo de transformação que está acontecendo em Rondônia.
DECOM/GOVERNO.
FONTE/HOJERONDONIA.