O projeto da primeira escola modelo de Rondônia foi lançada na manhã desta quinta-feira (10), no distrito de Jaci-Paraná, a “Escola dos Sonhos” terá uma área de cinco mil metros quadrados com toda infraestrutura para manter o aluno na instituição de ensino em tempo integral. “A escola tem que ter um ambiente onde o aluno se sinta bem e queira permanecer ali”, afirmou o governador Confúcio Moura.
O projeto da escola dos sonhos foi desenvolvido pela arquiteta e professora universitária, Bia Goulart, que conversou com os jovens de Rondônia e inspirados na natureza amazônica e na cultura popular projetou novos parâmetros de arquitetura escolar que servirão de orientação para outras escolas do Estado e também de exemplo para o país.
O governador Confúcio Moura disse que a escola modelo de Jaci-Paraná é a primeira de muitas que serão implantadas em Rondônia e será um exemplo de inovação e qualidade, onde o aluno terá educação integral, unindo aprendizado e desenvolvimento local. “Será uma escola diferente, onde o estudante vai chegar de manhã e sair somente no final do dia, aqui ele vai tomar café da manhã, almoçar, lanchar, e ter todo o amparo para aprender e se tornar um cidadão com oportunidades na vida”, disse o governador.
A secretária Adjunta da Educação (Seduc), Sueli Aragão também falou sobre a importância de se investir na educação integral. “Não estamos falando de uma escola que só vai ensinar a ler e escrever, os alunos vão ter uma instituição moderna onde eles vão gostar de permanecer” afirmou.
Além de salas de aula a “Escola dos Sonhos” terá também biblioteca, auditório, sala de gestão democrática, laboratório, ateliê de arte, oficina de meio ambiente, praça de alimentação, brinquedos para todas as idades, inclusive para portadores de necessidades especiais, sala multimídia, sala de descanso para os educadores e funcionários, quadras cobertas e descobertas, academia de ginástica ao ar livre, sala de ginástica, pista de skate, horta, pomar, árvores nativas, canteiro de plantas medicinais e um parque.
A Escola também irá desenvolver projetos de sustentabilidade, reutilizando água da chuva, implantação adequada em função do sol e dos ventos, seguindo critérios de eficiência energética entre outras inovações do cenário educativo, inspirado numa educação integral e integrada. A escola também será enfeitada e batizada com a arte popular e indígena da região. A “Escola dos Sonhos” de ensino integral irá custar cerca de R$ 7 milhões e contará com recursos do governo do Estado e com compensações da Usina de Jirau. A obra deve iniciar ainda este ano e a previsão de concluir é para o segundo semestre de 2012. O terreno onde será construída a escola foi doado pelo senhor Antônio Oliveira a quem o governador Confúcio Moura fez um agradecimento especial, ressaltando o gesto de abrir mão de parte de seu patrimônio em prol da população do distrito de Jaci-Paraná.
Várias autoridades participaram da cerimônia de lançamento do projeto, entre eles, o deputado estadual Zequinha de Araújo, o vereador Jurandir Bengala, o diretor de Engenharia da Energia Sustentável, Maciel Paiva e o administrador de Jacy-Paraná, Nilton Barbosa Rosa.
Governador anunciou outros benefícios para a população de Jaci
Confúcio Moura também anunciou a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Maria Nazaré dos Santos, que atende mais de 1.200 alunos no distrito. Atendendo ao pedido do vereador Jurandir Bengala, o governador anunciou a pavimentação asfáltica para a localidade no início do ano que vem. Confúcio Moura também falou sobre a obra da Unidade de Pronto Atendimento que a prefeitura esta construindo em Jaci, que terá seis leitos, onde o paciente de baixa complexidade poderá ficar internado por 48 horas, terá médico 24 horas por dia e afirmou que se o prefeito Roberto Sobrinho tiver dificuldade para manter a unidade o Estado irá ser parceiro. Ano que vem Jaci-Paraná também irá contar com Delegacia de Policia Civil, Quartel da Polícia Militar, do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros. O governador também retransmitiu uma mensagem do ex-governador Jerônimo Santana que pediu para falar do apreço que ele tem pela população de Jaci-Paraná, pelos ribeirinhos e seringueiros.
DECOM/GOV/RO.
Fonte/hojerondonia.com