Governador reafirma apoio a agentes comunitários de saúde em Ji-Parana

Os agentes de saúde estão presentes nos 52 municípios de Rondônia, sendo 3.012 no total…

Os cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde em comunidades rurais ou urbanas da país estão reivindicando a regulamentação e piso de dois salários e benefícios em todo o território nacional. Aproximadamente 500 profissionais destes estiveram, na sexta-feira (23), em Ji-Paraná, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), para debater o assunto.

No início de junho, por meio de comissão especial instituída pela Câmara Federal, o deputado federal Padre Ton teve requerimento aprovado para debater o projeto de lei n 7495 de 2006 que trata de regulamentar artigos da constituição e instituir o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias.

Os agentes de saúde estão presentes nos 52 municípios de Rondônia, sendo 3.012 no total. O Ministério da Saúde repassa R$ 750 para cada agente através de portaria, pois em muitos municípios alguns profissionais recebem menos que um salário e as prefeituras eventualmente complementam a diferença.

Padre Tom diz que “o projeto para instituir o piso salarial da categoria tramita há bastante tempo na câmara e agora seminários e reuniões estão sendo realizadas em todo o país pra subsidiar o relatório, porém há divergências com o Ministério da Saúde em relação ao piso”.

O governador Confúcio Moura, que esteve presente para debater a regulamentação e manifestar seu apoio para com a categoria, reafirmou seu compromisso e reconheceu a importância destes profissionais para a saúde publica preventiva.

“Esta é uma reunião histórica. Ainda na campanha manifestei apoio à categoria dos agentes. Entre os itens solicitados, como materiais e equipamentos de trabalho, apoio a congressos e eventos, acesso a educação superior, já adianto o irrestrito apoio do Governo. E, com uma gestão moralizante, economizaremos recursos para ajudar na complementação salarial”, finalizou o governador sob aplausos dos agentes.

Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Marinha Raupp e Nilton Capixaba, o deputado estadual Adelino Follador, Laerte Gomes, representando a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), o secretário de Saúde Orlando Ramires, o secretário Regional Romildo Pereira, subchefe da Casa Civil Edvaldo Soares, Joel Sena, representando a Federação dos Agendes de Saúde de Rondônia, Gilmara Rabelo, do Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e o relator do processo, deputado Domingos Dutra, do Maranhão.

Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?