GOVERNADOR RECEBE PROJETO DO NOVO PORTAL DA AMAZÔNIA EM VILHENA

O projeto arquitetônico do novo Portal da Amazônia, a ser construído em Vilhena, foi apresentado na tarde de quinta-feira (19) pelo arquiteto Marcus Leão, ao governador Confúcio Moura. O desenho remete a características do surgimento do Estado. A apresentação foi feita na sede da Secretaria Estadual da Promoção da Paz (Sepaz), na esquina das ruas José de Alencar com Duque de Caxias e contou com a presença dos secretários Basílio Leandro, do Turismo e Julio Olivar, da Educação.

A obra avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão irá embelezar e dar uma nova visão para quem entra ou deixa o Estado de Rondônia pela BR-364. O arquiteto pensou em cada detalhe, com base na história local. “A arquitetura só tem valor quando traz a história”, destacou Marcus Leão

As obras mais importantes e que caracterizaram o surgimento do então Território Federal do Guaporé estarão presentes em diversos elementos. Num arco composto de aço estará a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e contará com seis pilares responsáveis pela sustentação da base de apoio.

Já a base de concreto representará a seguir o progresso, feito por rondonienses, responsáveis pelo sustento do Estado. Colunas de madeira vão mostrar a floresta amazônica. No outro lado, será construída uma torre, caracterizando o Real Forte Príncipe da Beira, com revestimento das mesmas pedras do Forte.

Acima da torre, uma cortina d’água de cor amarelada irá escorrer da superfície representando os minérios existentes no Estado. Nos pilares de madeira do monumento terão em seu início as gravuras do corte da seringa, lembrando o ciclo da borracha o qual originou o Estado além do Hino de Rondônia.

A estrutura do novo Portal da Amazônia também contará com um centro de apoio aos turistas, incluindo banheiros e informações aos viajantes sobre o Estado.

O projeto ainda está em fase de ajustes pelo arquiteto e urbanista, Marcus Leão, mineiro, residente há oito anos em Vilhena e sua equipe, composta por doze profissionais, dentre os quais engenheiros hidráulicos, mecânicos e desenhistas.

O governador, Confúcio Moura opinou em algumas mudanças, e ao final se mostrou satisfeito. “Esta obra vai destacar o Estado para quem chega e sai de Rondônia”, disse.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?