GOVERNO ABRE 34ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA EM COLORADO DO OESTE

No sábado (13) foi oficialmente aberta, pelo governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a 34ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições Marcos Donadon e contou com a presença dos produtores rurais e autoridades da esfera federal, estadual e municipal. Durante o período de 15 de abril a 15 de maio os produtores terão que vacinar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

A assessora especial do governo, Vilma Alves, representou o governador durante a solenidade. Confúcio Moura se recupera de um procedimento cirúrgico, mas, mesmo assim, fez questão de deixar uma mensagem, através de vídeo,  convocando os produtores rurais para vacinar o rebanho e ressaltou o papel importante do produtor para o crescimento de Rondônia.


Vilma Alves falou do compromisso que o Governo da Cooperação está tendo com o estado de Rondônia.  “No mês de maio, o governador Confúcio Moura estará no Cone Sul do Estado lançando um pacote de obras. Em Colorado será revitalizada uma praça para a comunidade poder ter uma opção de lazer e, ainda, dará ordem de serviço de 10 Km de asfalto”, explica a assessora do governador que ressaltou ainda que o governador Confúcio Moura utiliza o slogan “Governo da Cooperação” justamente para mostrar   que é parceiro dos municípios. “O governador não olha siglas partidárias, ele ajuda todos os municípios, pois sabe que a comunidade carece de ajuda e de investimento”, finalizou.

Durante a solenidade o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges,  mostrou um vídeo institucional da Agência que mostra os trabalhos de defesa sanitária animal e vegetal no estado de Rondônia. “ o objetivo desse vídeo é projetar  o trabalho defesa sanitária para os demais estados.”, esclareceu Borges.

O presidente disse que a parceria da  Agência Idaron com o produtor está consolidada, pois a Idaron não estaria no local que se encontra, sendo modelo de referência para demais Agência do Brasil, se não fosse o apoio do produtor. “Isso é mérito da Agência Idaron com o governo do Estado, mas o importante é o produtor”, explica Marcelo Borges.


O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, também participou do evento e parabenizou o presidente da Idaron e os servidores pelo trabalho que tem feito. “O Governo da Cooperação trabalha em conjunto com intuito de alavancar o setor produtivo de Rondônia”, afirma Evandro Padovani.

O senador Valdir Raupp participou da solenidade e disse que Rondônia é um estado novo, estando em 13º no ranking dos estados brasileiros com melhor qualidade de vida. “O governo do Estado está implantando vários programas que contribuirá ainda mais para o crescimento de Rondônia”, afirma o senador.

Vacinação

No ano passado, no mesmo período, foram vacinados mais de 4,8 milhões animais com até 24 meses de idade. A cada seis meses uma campanha é realizada no estado envolvendo todos os produtores com desafio de vacinar o rebanho rondoniense. As vacinas estarão à venda a partir do dia 15 de abril nas lojas agropecuárias, data oficial de inicio de campanha de vacinação contra Aftosa em Rondônia.

O estado de Rondônia é o sétimo maior rebanho nacional, conta com 17 frigoríficos com inspeção federal e seis estadual, sendo estes responsáveis pelo abate de mais de dois milhões de animais anualmente. Rondônia é o quarto maior exportador de carnes e a quinta maior bacia leiteira no Brasil, sendo a maior da região Norte.

Depois dos proprietários vacinarem o gado, eles precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, que estão instaladas em mais de 80 pontos espalhados pelo estado de Rondônia. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como, os rebanhos que estes possuem. O período de declaração vai do final da vacinação dia 15 de maio e ocorrerá até 22 de maio, mais o produtor deve, assim que vacinar já fazer a declaração evitando filas e maiores transtornos.

Equipamentos

Durante a solenidade foram entregues pelo secretário adjunto Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Adilson Júnior Ferreira, e assessora do governador, Vilma Alves, 14 ensiladeiras e cinco plantadeiras aos prefeitos e associações dos municípios de Colorado do Oeste, Corumbiara, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Os equipamentos foram repassados através de convênio da Sedes com a Emater, que será responsável pela operacionalização dos equipamentos junto às associações e prefeituras.

Com as ensiladeiras  os produtores terão facilidade para colheita de milho, sorgo e cana-de-açúcar, e as plantadeiras para plantio de milho, sorgo e outros grãos. A produção de silagem tem como objetivo alimentar o rebanho leiteiro nos meses de seca.

De acordo com o secretário-adjunto da Sedes, em  todo o estado, serão entregues 100 ensiladeiras e 50 plantadeiras, no valor de mais de R$ 1,5 milhão.

Na ocasião o prefeito de Colorado do Oeste, Anedino Ferreira, entregou para Vilma Alves a doação de um terreno para construção de uma unidade da Unisp, que dará mais segurança para os moradores do Cone Sul.

TAmbém participaram da solenidade a deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, e os deputados estaduais Luizinho Goabel e Marcos Donadon,  o suplente do senador Valdir Raupp, Tomaz Correia,  o  secretário adjunto da Emater,  Francisco Mendes de Sá, superintendente Federal de Agricultura em Rondônia (SFA), Walterlins Calaça e secretário de Estado da  Justiça  Fernando de Oliveira.

Texto: Elaine Barbosa
Fonte: Decom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?