GOVERNO BUSCA EM BRASÍLIA ALTERNATIVA PARA ARMAZENAGENS E COMERCIALIZAÇÃO NO CONE SUL

O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, representando o governador Confúcio Moura, reuniu-se ontem (6), em Brasília, com o ministro da Agricultura e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, para solicitar a inclusão de Rondônia no “Prêmio Equalizador Pago ao Produtor” (DEPRO), para aquisição de 150 mil toneladas de milho, buscando atender os municípios do Cone Sul: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia e Cabixi.

Acompanhado pelo deputado federal Carlos Magno, Evandro Padovani mostrou ao ministro que a solicitação deve-se ao fato de que a região sul de Rondônia está colhendo uma expressiva safra de milho e que não existe capacidade suficiente de armazenamento. O secretário e o deputado relataram ao ministro que Rondônia vem se transformando numa nova fronteira agrícola com um déficit superior a 40%, em termos de armazenamento.

Uma nova realidade 

Mostrando a realidade agrícola de Rondônia, por meio dos produtores rurais que acreditam e investem em novas tecnologias no campo, foi informado ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, que os preços oferecidos pelo governo federal aos produtores rurais estão abaixo da realidade. Nesta audiência, também se fez presente o deputado Nilton Capixaba, líder da bancada de Rondônia no Congresso Nacional.

De acordo com Evandro Padovani, as autoridades ligadas ao setor agrícola em Brasília mostraram-se sensibilizadas com as reivindicações do governo de Rondônia e prometeram estudar e encontrar a curto e médio  prazo soluções para os problemas que afligem os produtores rurais do estado, principalmente da região do Cone Sul.

Texto: José Luiz Alves

Fotos: Ana Paula Miranda
Fonte: Assessoria Seagri

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?